A ação visa promover o bem-estar dos pacientes e fortalecer a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, o Hospital Areolino de Abreu inicia, nesta quarta-feira (9), uma programação especial para promover o bem-estar mental dos pacientes e fortalecer a conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental. A ação se estenderá ao longo desta semana.
A programação inclui atividades terapêuticas e recreativas que integram corpo e mente, proporcionando aos pacientes momentos de descontração, criatividade e reflexão. O objetivo é não só oferecer suporte emocional, mas também promover um ambiente acolhedor, onde o diálogo sobre saúde mental seja livre de preconceitos e onde cada pessoa possa expressar-se de maneira genuína.
Dentre as atividades que serão realizadas durante a semana, estarão: arteterapia, desfile garota saúde mental, música, dança e palestras com profissionais especializados, abordando temas como ansiedade, depressão, estresse, e os benefícios de tratamentos terapêuticos.
De acordo com o supervisor Setor de Técnicas Terapêuticas Multiprofissionais da unidade de saúde, Carlos Alberto, o evento reforça a importância de dar voz às pessoas que convivem com transtornos mentais e criar um espaço onde elas se sintam acolhidas e respeitadas. “A proposta da equipe é proporcionar atividades com a finalidade terapêutica que amplia a possibilidade de apreensão do mundo e de mudanças no campo afetivo e interpessoal, otimizando o equilíbrio emocional, autoconsciência e autoestima, estreitando a relação entre a condição de enfermidade e saúde plena”, afirma o servidor.
Programação:
Quarta-feira (09) – Escuta e aconselhamento
Público: trabalhadores do Hospital Areolino de Abreu
Responsáveis: psicólogas do hospital
Setor: Ambulatório
Manhã: 9h às 12h – Sergiany Macedo e Evilene Negreiros
Tarde: 13h às 16h – Cleane Santiago e Francisca Costa
Quinta-feira (10) – Dia Mundial da Saúde Mental
Atividades com os pacientes (arteterapia, desfile garota saúde mental, música e dança)
Lanches
Manhã: 9h as 11h
11.10 Roda de conversa: “A importância do autocuidado na promoção da saúde mental” psicóloga convidada Amparo Maria da Silva.
(Psicóloga clínica, especialista em tanatologia, mestra em saúde da família).
Manhã: 09h às 11h.
Fonte:Governo do Piauí