Sistema robótico utilizado se chama “Da Vinci Xi”, e realiza pequenas incisões entre as costelas. Após o corte, o pulmão é removido e um novo é implantado no lugar. Ambos os pulmões foram transplantados usando essas técnicas robóticas.
Por Redação g1
Sistema robótico usado na cirurgia — Foto: NYU Langone Health
O hospital NYU Langone Health Center, localizado em Nova York, nos Estados Unidos, realizou o primeiro procedimento totalmente robótico de transplante duplo de pulmão. A cirurgia foi realizada no último dia 22 de outubro.
🤖 O sistema robótico utilizado é chamado de “Da Vinci Xi”, e realiza pequenas incisões entre as costelas. Após o corte, o pulmão é removido e um novo é implantado no lugar. Ambos os pulmões foram transplantados usando essas técnicas robóticas. Veja animação abaixo.
Animação reproduz primeiro procedimento totalmente robótico de transplante duplo de pulmão
A paciente, Cheryl Mehrkar, de 57 anos, sofria com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) por mais de uma década. O quadro se tornou ainda mais grave quando foi diagnosticada com Covid-19 em 2022. Ela passou anos pesquisando uma solução antes de se tornar elegível para este procedimento.
LEIA MAIS: Entenda o que é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
“Sou muito grata ao doador e sua família por me darem outra chance na vida”, disse Mehrkar, em nota, divulgada pelo hospital. “Por muito tempo, me disseram que eu não estava doente o suficiente para um transplante”.
O g1 entrou em contato com o NYU Langone Medical para saber se a paciente já teve alta e quanto tempo demorou a cirurgia, mas não teve retorno até a publicação desta reportagem.
“Ao usar esses sistemas robóticos, planejamos reduzir o impacto que essa cirurgia tem nos pacientes, tentando assim diminuir a dor pós-operatória e, consequentemente, dar aos pacientes o melhor resultado possível”, escreveu a médica Stephanie H. Chang, diretora cirúrgica do Programa de Transplante de Pulmão do Instituto de Transplante NYU Langone, e quem liderou o procedimento robótico, em nota.
Em setembro, a médica também havia liderado nos Estados Unidos o primeiro procedimento totalmente robótico de transplante de um único pulmão.