A iniciativa foi dividida em duas ações simultâneas: aplicação de toxina botulínica e realização da rizotomia dorsal seletiva.
Hospital Infantil Lucídio Portella intensifica atendimentos cirúrgicos e procedimentos especializados aos fins de semana para reduzir fila de espera
O Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP) promoveu, durante o fim de semana, uma mobilização da equipe multiprofissional da unidade para a realização de cirurgias pediátricas e procedimentos especializados. A iniciativa teve como foco diminuir o tempo de espera por atendimentos e proporcionar mais agilidade no tratamento de crianças e adolescentes que necessitam de intervenções médicas.
A mobilização aconteceu por meio de duas frentes principais: a aplicação de toxina botulínica e a realização de rizotomia dorsal seletiva, ambas conduzidas pelo neurocirurgião Francisco Alencar. Paralelamente, foram realizadas cirurgias pediátricas sob a coordenação do médico Ubiratan Martins.
“Nossa meta é acelerar o acesso aos cuidados médicos, assegurando um atendimento eficiente e humanizado às crianças e adolescentes. Temos contado com o empenho de toda a equipe para realizar esses procedimentos com qualidade e compromisso”, destacou a diretora-geral do HILP, Dra. Leiva Moura.
Para tornar possível essa ação, o hospital tem mantido duas salas cirúrgicas em funcionamento aos finais de semana, o que tem contribuído para ampliar a capacidade de atendimento e otimizar o uso dos recursos disponíveis. “Contamos com cirurgiões altamente qualificados, que realizam diversos procedimentos em curto espaço de tempo, beneficiando um número expressivo de pacientes”, explicou a diretora técnica da unidade, Lorena Mesquita.
Segundo o cirurgião pediátrico Ubiratan Martins, 14 pacientes com condições de baixa e média complexidade foram atendidos. Ele ressalta que, nesses casos, os procedimentos são ambulatoriais e permitem alta médica no mesmo dia. “As crianças ficam algumas horas em observação e já podem retornar para casa no mesmo dia”, afirmou.
Além de oferecer uma recuperação mais rápida e devolver a qualidade de vida dos pacientes em menos tempo, essa estratégia também possibilita um melhor gerenciamento da agenda de cirurgias mais complexas, que exigem internação prolongada.
“O HILP segue como referência estadual em cuidados pediátricos, reforçando seu compromisso com um atendimento acessível, eficiente e centrado no bem-estar das crianças do Piauí”, destacou o superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
