Tumulto na Câmara durante tentativa de abertura de sessão
Na noite desta quarta-feira (6), o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi inicialmente impedido de ocupar a cadeira da Presidência devido à ocupação do plenário por parlamentares da oposição. O grupo protesta contra a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por tentativa de golpe de Estado e que pode ser condenado a até 44 anos de prisão.
Desde a terça-feira (5), deputados oposicionistas ocupam as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado como forma de protesto. Ao se aproximar da Mesa, Motta foi barrado pelo deputado Marcel van Hattem (Novo-RS), que já estava no local. Após breve tensão e conversa entre os dois, Hattem cedeu o espaço, e Motta assumiu a cadeira da Presidência.
A tentativa de abertura da sessão ocorreu mesmo com o plenário ocupado. A polícia legislativa chegou a ser posicionada na porta, e Motta chegou a ameaçar suspender o mandato de quem impedisse a realização da sessão.
