Início Fiscalização Instituto de Metrologia do Piauí alcança a marca de 34 mil verificações...

Instituto de Metrologia do Piauí alcança a marca de 34 mil verificações em 2024

COMPARTILHAR

Em 2024, o Imepi atuou em todas as regiões do Piauí e planeja aumentar a intensidade da fiscalização em 2025.

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) divulgou seu balanço anual de fiscalizações em 2024, registrando mais de 34 mil verificações nos diversos setores de Metrologia, Qualidade e Pré-medidos em todo o estado. O setor de Metrologia, responsável pela fiscalização de equipamentos como balanças de precisão, taxímetros, bombas medidoras e outros instrumentos, retirou de circulação mais de 300 balanças falsificadas, além de reprovar mais de 450 bombas de combustíveis, autuando empresários por fraudes nas medições.

O setor da Qualidade, que fiscaliza mais de 500 tipos de produtos, encontrou irregularidades em itens como fios e cabos elétricos, brinquedos, pneus e produtos infantis, além de panelas e adaptadores para tomadas. Mais de 370 empresas foram autuadas por não atenderem aos requisitos do Inmetro, com problemas como ausência de selo, informações inconsistentes na embalagem e riscos à saúde.

A área de Pré-medidos também realizou diversas fiscalizações, verificando produtos alimentícios embalados e utensílios domésticos, além de gás de cozinha. Mais de mil verificações foram realizadas em supermercados, fábricas e comércios. Os produtos alimentícios com maior índice de irregularidade incluíram feijão, arroz, açúcar e biscoitos, entre outros.

Patrícia Leal, diretora-geral do Imepi, destacou que o órgão visitou todas as regiões do Piauí em 2024 e pretende ampliar as fiscalizações em 2025, com operações especiais durante o ano. Para denúncias e sugestões, o Imepi disponibiliza o WhatsApp (86) 99456-1921.