Início Guerra Israel sinaliza que vai ampliar ofensiva militar terrestre contra Hezbollah no Líbano

Israel sinaliza que vai ampliar ofensiva militar terrestre contra Hezbollah no Líbano

COMPARTILHAR

Pela primeira vez neste conflito, o Exército libanês reagiu, abrindo fogo contra as tropas israelenses. À noite, hora local, explosões atingiram o aeroporto de Beirute.

Por Jornal Nacional 

Israel ordena retirada de civis em mais 25 cidades no sul do Líbano 

Israel sinalizou que vai ampliar a ofensiva militar terrestre contra o Hezbollah.

As Forças Armadas de Israel divulgaram novas imagens da invasão no Líbano. Israel ordenou a evacuação de civis de mais 25 cidades no sul do território por causa da incursão contra o grupo extremista Hezbollah.

Israel sinaliza que vai ampliar ofensiva militar terrestre contra Hezbollah no Líbano — Foto: Reprodução/TV Globo 

O Exército do Líbano não tem interferido nas operações, mas nesta quinta-feira (3) abriu fogo contra as forças israelenses pela primeira vez neste conflito. 

Um ataque de Israel atingiu um quartel na cidade de Bint Jbeil. Em resposta, soldados do Líbano dispararam contra os israelenses. Um militar libanês morreu. 

Um segundo soldado do Líbano foi morto nesta quinta-feira (3) em outra operação de Israel, que atingiu um comboio da Cruz Vermelha, na cidade de Al Taybeh. Os ataques aconteceram depois de uma madrugada de bombardeios na capital Beirute

Israel atingiu um centro de saúde ligado ao Hezbollah na região central da cidade, perto do Parlamento e de embaixadas. Pelo menos nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas, entre as vítimas, estão paramédicos. Ao sul da capital, Israel bombardeou Dahiyeh, um reduto do Hezbollah. 

Israel bombardeou Dahiyeh, um reduto do Hezbollah — Foto: Reprodução/TV Globo

Israel bombardeou Dahiyeh, um reduto do Hezbollah — Foto: Reprodução/TV Globo

Na noite desta quinta-feira (3), houve novos ataques em Beirute. Explosões atingiram os arredores do aeroporto da cidade. 

De acordo com o Ministério da Saúde libanês, os ataques israelenses já mataram cerca de 2 mil pessoas em quase um ano de conflito, a grande maioria das mortes ocorreu nas últimas duas semanas, quando Israel intensificou a ofensiva contra o Hezbollah.

As forças armadas afirmaram que mataram 60 membros do grupo extremista nesta quinta-feira (3). O Hezbollah disparou mais de 200 foguetes contra Israel. 

Cerca de 1,2 milhão de libaneses já tiveram que sair de casa. Cada vez mais voos são cancelados no aeroporto de Beirute. Por isso, países estão operações de repatriação, entre eles, a RússiaGréciae a Espanha. Nesta quinta-feira (3), o segundo avião espanhol decolou com 200 pessoas. 

 Forças armadas de Israel afirmaram que mataram 60 membros do grupo extremista nesta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução/TV Globo

Forças armadas de Israel afirmaram que mataram 60 membros do grupo extremista nesta quinta-feira (3) — Foto: Reprodução/TV Globo