Marinha envia mergulhadores para ajudar nas buscas no Rio Tocantins após queda de ponte
Mergulhadores da Marinha foram acionados para reforçar as buscas por vítimas no Rio Tocantins, no trecho sob a ponte que desabou na divisa entre o Maranhão e o Tocantins. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (23) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, que informou ter obtido o apoio do almirante Marcos Olsen, comandante da Marinha.
“Fui informado pelo Almirante Olsen que nossa solicitação para o envio de uma equipe de mergulho foi atendida. Os profissionais estarão prontos para atuar já na manhã desta terça-feira. Continuaremos atentos e acompanhando todas as ações necessárias”, escreveu Renan Filho em suas redes sociais.
Doze pessoas estão desaparecidas após queda de ponte que liga Maranhão e Tocantins
Desaparecidos e riscos ambientais
Até o momento, 15 pessoas seguem desaparecidas após o colapso da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido no domingo (22). O desabamento resultou na queda de oito veículos no rio, incluindo um caminhão que transportava ácido sulfúrico. Uma morte foi confirmada, enquanto informações anteriores da Defesa Civil, que relatavam três mortes, foram corrigidas.
As buscas foram retomadas pelos bombeiros nesta manhã, mas sem o auxílio de mergulhadores devido ao risco causado pelo derramamento de ácido sulfúrico nas águas do rio. O produto químico é altamente tóxico e representa perigo tanto para as equipes de resgate quanto para a população local.
Alerta à população
O governo do Tocantins emitiu um alerta aos moradores da região de Aguiarnópolis, recomendando evitar qualquer contato com as águas do Rio Tocantins. Apesar do incidente, a BRK, empresa responsável pelo abastecimento de água, informou que o fornecimento nas cidades de Aguiarnópolis, Tocantinópolis, São Miguel do Tocantins e São Sebastião do Tocantins não foi afetado, já que o sistema utiliza captação subterrânea, sem relação com o rio.
“A água captada, tratada e distribuída para esses municípios segue própria para o consumo”, garantiu a empresa em nota oficial.