Os povos Gueguês e Akroá-Gamela foram beneficiados com a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), além de outros serviços.
O Mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural realizou mais de 1.500 atendimentos em Uruçuí, entre quarta-feira (12) e sexta-feira (14). O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e ofereceu diversos serviços voltados às trabalhadoras rurais.
Um dos destaques da ação foi o atendimento aos povos indígenas Gueguês e Akroá-Gamela, que receberam a emissão do Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). Esse documento é essencial para acessar programas de compras de alimentos da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e do Governo Federal.
Márcia Mendes, diretora de Ações Afirmativas e Organização Social da SAF, ressaltou a importância do mutirão para os povos tradicionais. “A prestação de serviços públicos aos indígenas foi um diferencial. Conseguimos direcionar mais de 60% das emissões do CAF para eles. Na renovação das certidões de nascimento, 70% das vagas ofertadas pelo cartório foram destinadas aos indígenas, assim como cerca de 50% das emissões de carteiras de identidade”, destacou.

O mutirão, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), é coordenado no Piauí pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), em parceria com o Instituto Federal do Piauí (IFPI) e com o apoio da sociedade civil.
Durante o evento, foram oferecidos serviços como emissão de documentos civis, previdenciários e trabalhistas, além de palestras, atendimentos de saúde e assistência social.

A indígena Eva Akroá-Gamela participou do mutirão e acessou serviços de saúde e cidadania, incluindo a carreta da mamografia e a emissão da nova identidade. “Fiz exame de mama, mamografia e, na nova identidade, coloquei indígena. Também assinei a nota do PAA Indígena. Estou muito feliz! Trouxe todo o pessoal do assentamento para assinar, especialmente as mulheres do grupo”, celebrou.
O Mutirão da Mulher Trabalhadora Rural seguirá para o Território Chapada das Mangabeiras, com data a ser definida.