Início Saúde Novo Hospital Regional de Picos Inaugura Centro Cirúrgico, 40 Leitos e Sala...

Novo Hospital Regional de Picos Inaugura Centro Cirúrgico, 40 Leitos e Sala de Recuperação Pós-Anestésica

COMPARTILHAR

O governador Rafael Fonteles esteve em Picos nesta quarta-feira (02) para conferir a expansão dos serviços disponíveis no hospital.

O governador Rafael Fonteles visitou o Novo Hospital Regional de Picos nesta quarta-feira (2) para acompanhar a implementação de novos serviços que estarão disponíveis à população em breve. Entre as novidades estão a abertura do centro cirúrgico, que permitirá a realização de cirurgias eletivas, a adição de 40 leitos—30 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI)—que já estão em operação há cerca de duas semanas, e a criação de uma sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA). A expectativa é que o hospital funcione integralmente ainda em 2024.

“Como já mencionado, a operação do Novo Hospital Regional de Picos ocorrerá de forma gradual, com a transferência de pacientes do Hospital Justino Luz e a introdução de novos serviços. No próximo mês, planejamos ativar o segundo pavimento, o que proporcionará mais leitos e salas. De acordo com esse planejamento, nossa meta é que o hospital esteja totalmente operacional até o final do ano, capacitado para realizar todos os tipos de cirurgias, tratamentos contra o câncer, entre outros serviços”, explicou o governador.

Considerada a maior obra de saúde pública da história de Picos e o maior hospital do interior do Piauí, o Novo Hospital Regional de Picos possui três andares e 206 leitos de internação, distribuídos em 60 no térreo, 73 no primeiro andar e 73 no segundo andar. Além disso, conta com 20 leitos de UTI adulto, um setor de hemodinâmica, áreas de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, além de uma administração e um auditório com capacidade para 135 pessoas. O investimento total na obra é de R$ 54.872.421,62, realizado pela Secretaria da Saúde (Sesapi).

O governador também garantiu que Picos oferecerá os mesmos serviços que a capital, Teresina. “Teremos quatro estruturas hospitalares do Governo do Estado no município. O Novo Hospital Regional de Picos se unirá à UPA local, à Policlínica com Central de Diagnósticos e ao Hospital Justino Luz, que está sendo reformado para se tornar um complexo materno-infantil”, explicou o gestor.

O secretário da Saúde, Antonio Luiz, anunciou que mais novidades para o Novo Hospital Regional de Picos devem ocorrer ainda neste mês e comentou sobre o andamento das obras do complexo materno-infantil. “Ainda em outubro, entregaremos mais 73 leitos de enfermaria no segundo andar do hospital. Enquanto isso, o Hospital Justino Luz está em fase de construção para, no início de 2025, funcionar como um complexo materno-infantil, com 30 leitos de UTI”, afirmou o secretário.

O paciente Davi Teixeira compartilhou sua experiência com o Novo Hospital Regional de Picos. “Não tenho do que reclamar. Os profissionais me atenderam muito bem e a estrutura é boa. Estou recebendo todo o suporte, me recuperando adequadamente e espero voltar às minhas atividades normais em breve”, disse.