Início Prefeitura O prefeito Sílvio Mendes formalizou a convocação de 351 candidatos aprovados em...

O prefeito Sílvio Mendes formalizou a convocação de 351 candidatos aprovados em concurso para integrar a equipe da saúde municipal.

COMPARTILHAR

O prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, anunciou oficialmente a convocação de 351 candidatos aprovados no Concurso Público da Fundação Municipal de Saúde (FMS) nesta quarta-feira (15), na sede do Palácio da Cidade. A cerimônia contou com a presença do presidente da FMS, Charles da Silveira, e outros membros da gestão municipal. O concurso foi realizado em 2024 pelo Instituto Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), e, conforme o prefeito, os novos profissionais deverão começar a atuar assim que a parte burocrática da convocação for concluída.

A convocação visa fortalecer os serviços de saúde municipal, com o objetivo de oferecer atendimento de qualidade à população. “Saúde de qualidade é um direito dos teresinenses e estamos aqui para corrigir o que precisa ser melhorado. Por isso, estamos chamando esses concursados”, afirmou Sílvio Mendes. Entre os convocados, estão 129 médicos, 38 enfermeiros, 15 cirurgiões-dentistas, 101 técnicos em enfermagem, 13 técnicos em farmácia, 14 auxiliares de saúde bucal e 41 auxiliares administrativos, que serão alocados nas Unidades Básicas de Saúde do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF).

Charles da Silveira ressaltou o compromisso do prefeito com a saúde de Teresina, destacando a importância da convocação para o atendimento básico e a qualificação dos profissionais. “Convocar 129 médicos representa uma revolução no atendimento da atenção básica da cidade. Este é um momento importante para a saúde de Teresina, que agora contará com profissionais altamente capacitados”, disse o presidente da FMS.

A convocação ocorre menos de uma semana após o Decreto nº 27.565, de 9 de janeiro de 2025, que declarou emergência em saúde pública no município devido à situação crítica observada nas unidades hospitalares, falta de medicamentos e insumos, e a ausência de contratos com prestadoras de serviços essenciais. Essa medida foi necessária para garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.

A Prefeitura de Teresina planeja convocar mais profissionais até o final de janeiro, com foco em áreas de maior complexidade, como hospitais, maternidades, UPAs e o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).