Como doador, qualquer pessoa pode participar da campanha. As cartas podem ser escritas por crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social ou de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Por Pedro Lima*, g1 PI
Crianças durante evento da campanha Papai Noel dos Correios 2022 em Teresina — Foto: ASCOM/ Correios
A campanha Papai Noel dos Correiosdisponibiliza para a população cartas com pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser ajudar pode adotar uma cartinha e levar os presentes até uma agência dos Correios, que vai entregá-los.
Veja abaixo como enviar uma carta e como doar adotar uma cartinha:
As cartas podem ser escritas por crianças de até 10 anos em situação de vulnerabilidade social e crianças matriculadas em escolas da rede pública (do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, independentemente da idade) e de instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
- Leia também: Carreata de Luz acontece de segunda (25) a quarta (27) em Teresina; confira os trajetos
Como doador, qualquer pessoa pode participar da campanha, ele são conhecidos como “padrinhos e madrinhas” e podem fazer a “adoção de uma cartinha” e presentear uma criança.
- No Piauí, tanto o envio ou adoção de cartinhas podem ser feitos até o dia 9 de dezembro.
Em 2023, pela primeira vez, a ação atendeu 100% dos pedidos das crianças.Foram 270 mil cartinhas adotadas respondidas pelos padrinhos.
Como enviar uma cartinha?
- Para enviar uma cartinha um responsável legal pela criança deve acessar o site oficial da campanha e selecionar a opção “Envio de cartas”.
- Tirar uma foto da cartinha de maneira que consiga ler e entender qual é o pedido.
- E preencher corretamente o formulário com os dados da criança.
⚠️ Atenção ⚠️ Não serão selecionadas as cartas que contenham endereço, telefone e/ou foto da criança. A identificação da criança será realizada no momento do cadastro e não será divulgada para os padrinhos, em nenhuma hipótese.
Como ser padrinho de uma cartinha?
- Para adotar uma cartinha o padrinho ou madrinha deve acessar o site oficial da campanha e selecionar a opção“Adotar agora”.
- Depois, o doador deve selecionar seu estado e cidade.
- Após a seleção, ele terá acesso a todas as cartinhas disponíveis e poderá fazer uma “adoção”.
- Logo após, o doador poderá escolher o local mais próximo para deixar seu presente.
LEIA TAMBÉM: Em parceria com os Correios, Governo do Piauí lança programa para entrega de medicamentos em casa
Outra opção de “adoção” é ir diretamente na Agência Central dos Correios em Teresina. Todas as informações sobre prazos de adoção e entrega de presentes também estão no Blog.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
A campanha disponibiliza para a população cartas com pedidos de crianças em situação de vulnerabilidade social. — Foto: Reprodução