União Brasil deve indicar Pedro Lucas Fernandes para o Ministério das Comunicações após saída de Juscelino Filho
O partido União Brasil deve indicar o deputado Pedro Lucas Fernandes (MA), atual líder da sigla na Câmara, para assumir o Ministério das Comunicações. A mudança ocorre após a saída de Juscelino Filho, que pediu demissão nesta terça-feira (8), após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República e diante da possibilidade de se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF).
A investigação da PGR envolve o envio de recursos públicos para o município de Vitorino Freire (MA), onde a irmã de Juscelino, Luanna Rezende — também filiada ao União Brasil — era prefeita. Na época dos repasses, Juscelino exercia mandato como deputado federal.

Durante um almoço com lideranças do partido, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), telefonou para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para informar a decisão de Juscelino e apresentar a indicação de Pedro Lucas como substituto. Na mesma ligação, o próprio Juscelino conversou com Lula e agradeceu o apoio recebido durante sua permanência no governo.
Nos bastidores, o União Brasil chegou a cogitar transferir o ministro Celso Sabino, atualmente no Turismo, para a pasta das Comunicações. No entanto, Lula teria descartado a ideia, afirmando estar satisfeito com o desempenho de Sabino à frente da pasta e desejando mantê-lo no cargo.
A expectativa é que a nomeação de Pedro Lucas seja oficializada nos próximos dias. O presidente Lula tem reiterado a intenção de manter o União Brasil à frente do Ministério das Comunicações e garantir à legenda espaço na Esplanada dos Ministérios.