Início Piauí Piauí terá temperaturas elevadas e escassez de chuvas entre maio e julho,...

Piauí terá temperaturas elevadas e escassez de chuvas entre maio e julho, aponta previsão

COMPARTILHAR

O Piauí deve passar por um período com temperaturas acima da média e baixa ocorrência de chuvas entre os meses de maio, junho e julho deste ano. A previsão climática sazonal foi divulgada nesta segunda-feira (5) pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com centros meteorológicos do Nordeste.

As altas temperaturas devem ser mais intensas no semiárido do Sul do estado, onde os termômetros podem ultrapassar os 34°C. A região também deverá manter os baixos índices de precipitação típicos dessa época do ano.

Segundo a climatologista Sara Cardoso, da Semarh, o cenário está relacionado a fatores oceânicos e atmosféricos em escala global. “Estamos em um período de neutralidade da La Niña no Oceano Pacífico, somado ao resfriamento e aquecimento das águas do Atlântico equatorial. Essa combinação desfavorece a formação de sistemas que provocam chuvas no norte do Piauí”, explicou.

A escassez de chuvas pode afetar o abastecimento de água, a agricultura e outras atividades que dependem do clima, especialmente no Norte do estado.

Previsões semelhantes valem para outros estados nordestinos, como Maranhão, Pernambuco, Bahia, Ceará, Alagoas e Sergipe, onde muitas áreas devem registrar chuvas dentro da média ou abaixo dela. Já o litoral leste da região, incluindo trechos da Paraíba, Alagoas, Sergipe e o próprio Piauí, tem chances de receber volumes de chuva próximos à média, por estar em seu período chuvoso habitual.