Início Brasil Pipa causou apagão que deixou 942 mil imóveis sem energia em SP...

Pipa causou apagão que deixou 942 mil imóveis sem energia em SP e Guarulhos, afirma Eletrobras; vídeo mostra curto-circuito

COMPARTILHAR

Câmera de segurança flagrou momento em que objeto atingiu subestação de Guarulhos e causou curto-circuito. Só na cidade de São Paulo foram 650 mil impactados, de acordo com a Enel. 

Por Fabrício Lobel, g1 SP e TV Globo — São Paulo

Um curto-circuito provocado por uma pipa foi a causa do apagão que atingiu 942 mil imóveis nas cidades de São Paulo e Guarulhos, na região metropolitana, no sábado (31). A informação é da Eletrobras. 

Um vídeo mostra o momento em que o objeto atinge dois barramentos da subestação de Guarulhos e causa a pane (veja acima). 

De acordo com a empresa, o primeiro deles foi atingido pelo corpo da pipa, o que causou o curto-circuito e o desligamento pelos equipamentos de proteção. 

Já o segundo barramento foi atingido pela rabiola da pipa, que continha alumínio, o que provocou o desligamento do instrumento e gerou o apagão da subestação.

Ainda segundo a Eletrobras, em 2023, a SE Guarulhos registrou cinco incidentes provocados por pipas. Segundo especialistas, uma solução para esse problema seria a construção de subestações em locais cobertos. 

942 mil imóveis afetados

No domingo (1º), as concessionárias de energia elétrica Enel Distribuição São Paulo e EDP informaram que o apagão que atingiu a capital paulista e a Grande SP deixou 942 mil imóveis sem luz neste sábado (31).

Só na capital paulista, área de concessão da Enel, foram 650 mil ligações impactadas, segundo a empresa. O número representa 8% de todos os clientes que a concessionária tem na cidade. As zonas Leste e Norte foram as mais atingidas. 

Segundo a Enel, a causa do apagão foi uma ocorrência em uma subestação de transmissão da Eletrobras em Guarulhos, na Grande São Paulo. 

“O desligamento na rede de transmissão, que não pertence à Enel, iniciou às 17h31 de sábado (31.08). Por meio de manobras remotas internas, a distribuidora restabeleceu gradativamente o serviço para os clientes impactados até a plena normalização, por volta das 20h, após a recuperação total das cargas pela transmissora”, disse a empresa. 

Um apagão atingiu parte da cidade de São Paulo neste sábado. Milhões de pessoas ficaram no escuro por quase três horas 

A EDP, concessionária de distribuição de energia da cidade de Guarulhos, afirmou que na cidade vizinha da capital cerca de 292 mil clientes também foram afetados, o que corresponde cerca de 13,5% das residências, comércios e empresas abastecidos pela companhia. 

Os bairros mais impactos foram os da região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio, em Guarulhos. 

“Por meio de manobras automatizadas de carga foi possível minimizar o impacto, sendo que 37% dos clientes afetados tiveram o serviço religado em até 2 minutos. Para o restabelecimento total da região impactada foi necessário aguardar a retomada do suprimento externo da energia pela empresa transmissora, o que ocorreu às 19h37”, informou a EDP. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou em nota que às 19h58 foi concluída a recomposição total da carga em São Paulo. 

Segundo a ONS, às 17h31 deste sábado (31) houve interrupção de cerca de 870 MW de carga, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. 

“Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da EDP-SP e da ENEL-SP, atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale. Assim que identificou a situação, o Operador iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. A recuperação do serviço foi sendo concluída por fases. A recomposição da carga iniciou às 17h33. Às 19h37, foi concluída a recomposição da carga da EDP-SP e as 19h58 das cargas da ENEL-SP. As causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente”, afirmou a nota. 

Capital paulista 

Por volta das 20h a Enel conseguiu restabelecer a energia elétrica em todas as regiões atingidas pelo apagão elétrico por quase três horas na cidade de São Paulo. 

A Avenida Paulista e ruas paralelas, como a Alameda Santos, ficaram completamente sem luz por cerca de uma hora e meia, até a energia ser retomada perto das 19h. 

Os bairros da cidade de São Paulo mais afetados pelo problema foram os seguintes: 

  • Zona Norte: Vila Maria, Vila Guilherme, Vila Gustavo, Jaçanã, Parque Edu Chaves.
  • Zona Leste: Pari, Mooca, Brás, Belém, Tatuapé, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus, São Miguel.
  • Centro: Jardins, Centro Histórico e Paraíso.
Imagem do Globocop mostra regiões com falta de energia em SP — Foto: Reprodução/GloboNews

Imagem do Globocop mostra regiões com falta de energia em SP — Foto: Reprodução/GloboNews 

Por volta das 20h, os demais bairros afetados na zona norte, zona leste e centro foram normalizados. 

Em Guarulhos, os bairros atingidos foram Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio. A EDP, concessionária de energia na cidade, disse que “garantiu o restabelecimento de 100% das regiões afetadas às 19h37”. 

Todas as linhas do Metrô e da CPTM operaram normalmente no sábado (31) e não foram afetadas. 

O Aeroporto Internacional de Guarulhos operou normalmente e não teve impacto nas operações em decorrência do apagão de energia elétrica. 

Em nota, a Enel informou que “uma ocorrência envolvendo o sistema de transmissão, que não pertence à Enel, afetou o fornecimento de energia para clientes da distribuidora no fim da tarde de hoje”. A empresa confirmou que as regiões Norte e Leste foram impactadas e trabalhou “com manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados”. 

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou “que houve interrupção de carga de cerca de 870 MW hoje, 31/8, às 17h31, após o desligamento de todos os equipamentos da subestação Guarulhos, de propriedade da Eletrobras. Em função do ocorrido, houve interrupção das cargas da ENEL-SP atendidas pelas subestações Norte e Miguel Reale”. 

O ONS disse ainda, em nota, que “às 19h37, foi concluída a recomposição das carga da EDP-SP e as 19h58 das cargas da ENEL-SP” e “as causas ainda estão sendo apuradas junto aos agentes e serão divulgadas em relatório a ser emitido pelo ONS, posteriormente”. 

A EDP, que é responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Guarulhos, informou em nota “que às 17h31 houve uma ocorrência não pertencente ao sistema de energia da EDP que impactou parte da cidade de Guarulhos, principalmente na região de Vila Galvão, Gopouva, Vila Rosália, Macedo, Parque Continental e Parque Santo Antônio”. A companhia ainda ressaltou “que realizou manobras em seu sistema para reduzir o impacto aos seus clientes” e tudo foi normalizado às 19h37. 

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, em nota, “que acompanha o processo de recomposição das cargas de responsabilidade do Operador Nacional do Sistema (ONS), transmissoras e distribuidoras envolvidas, e está em permanente contato com as equipes das empresas responsáveis.” A Aneel disse que o ocorrido será fiscalizado “para identificação das causas e apuração de responsabilidades”. 

A Eletrobras informa que “a SE Guarulhos foi inteiramente religada e opera normalmente, tendo sido restabelecido o fornecimento ao sistema interligado nacional” e que “os times técnicos estão no local e as causas do desligamento estão sendo investigadas e serão informadas posteriormente em novo comunicado”. 

Cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Carlos Sampaio totalmente sem luz — Foto: TV Globo

Cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Carlos Sampaio totalmente sem luz — Foto: TV Globo