O Centro é responsável pela qualificação dos policiais militares no Piauí.
Por: Morgana Moura e Victor Melo
A Polícia Militar do Piauí realizou, na manhã desta quinta-feira (15), uma solenidade em comemoração aos 52 anos de existência do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap). O Centro é responsável pela qualificação dos policiais militares desde a formação de soldados, oficiais, além de ofertar cursos de aperfeiçoamento, especialização e gestão em Segurança Pública.
Durante o evento, o diretor do Centro, coronel Sá Júnior, relembrou fatos históricos do local e enalteceu a importância do espaço para a corporação.
“Historiadores falam que aqui era uma grande fazenda, um espaço onde as pessoas estudavam e que depois foi doado para a Polícia Militar. E de lá para cá, ele já mudou de nomenclatura algumas vezes. Já foi chamado de Centro de Ensino, Cefap, CEP e agora voltou a ser Cefap. É neste espaço que a gente forma o soldado, aperfeiçoa o sargento, habilita o subtenente, especializa o capitão e nós vamos agora, já este ano, fazer o primeiro curso superior de polícia para tenentes-coronéis e coronéis”, ressaltou.
De acordo com o diretor, o Centro influencia diretamente na formação de grandes policiais militares. É no local onde os conhecimentos técnicos e teóricos são repassados sobretudo, para homens e mulheres que estão ingressando na corporação.
“Tudo o que nós fazemos dentro dessa escola vai refletir no policial lá fora, seja ele informado, aperfeiçoado, habilitado ou especializado. O serviço de excelência lá fora, ele perpassa pelos ensinamentos que esse homem e essa mulher tem aqui nesta casa”, completou Sá Junior.
Já o major Lisboa dos Santos, instrutor da disciplina de “Ordem Unida” no Cefap, onde leciona há 15 anos, destaca que o Centro é um importante polo de ensino educacional militar, que forma oficiais e praças.
“Nós temos um conjunto de disciplinas que, somadas, vão facilitar ou vão facultar ao instruído, preparos e técnicas para que ele possa utilizar no dia a dia, no serviço prestado para a sociedade”, pontuou.
O Centro de Formação atualmente conta com três principais cursos: Curso de Formação de Soldados (CFSD), Curso de Habilitação de Oficiais (CHO) e Curso de Formação de Oficiais (CFO), além do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e o Curso de Especialização e Gestão em Segurança Pública (CEGSP).
“O Cefap forma hoje o soldado, que é habilitado para chegar até a última graduação que é subtenente, ele aperfeiçoa também os praças para acenderem as graduações, como primeiro sargento subtenente e habilita os subtenentes para alcançarem e atingirem o primeiro posto de oficial, que é major. A partir do aspirante, ele vai alcançar o primeiro posto, que é segundo-tenente de carreira, chegando até a coronel da Polícia Militar, podendo esse acender ou alcançar o posto de comandante da PM”, destacou o major.
Para Giovanny Dias, cadete do Curso de Formação de Oficiais, o Centro merece todo o reconhecimento, pois é no local que o policial militar do estado tem acesso aos conhecimentos teóricos e práticos primordiais para a sua formação.
“O Cefap faz total diferença na vida dos policiais militares, tanto na formação, no aperfeiçoamento, quanto na qualificação dos policiais. Desde 2022, nós do Curso de Formação de Oficiais, seguimos tendo aulas com instrutores qualificados. Durante o curso, temos acesso a palestras, treinamentos teóricos e treinamentos práticos. Sem a estrutura e todo o conhecimento e espaço que o Centro disponibiliza, não seria possível atender a necessidade da tropa que está sendo construída. Tenho muito orgulho em fazer parte da instituição e também muito orgulho em ser formado nessa escola que forma os policiais que trabalham em todas as outras unidades”, finalizou Giovanny.
Fonte:Governo do Piauí