Os eleitores do Piauí têm até a próxima segunda-feira, dia 19, para regularizar o título eleitoral. Aqueles que não votaram nos últimos três turnos, não justificaram a ausência e ainda têm multas pendentes podem ter o documento cancelado se não resolverem a situação a tempo.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), mais de 60 mil pessoas estão em risco de perder o título no estado, sendo mais de 13 mil apenas na capital, Teresina.
O chefe de orientação às zonas eleitorais do TRE-PI, Hugo Leonardo Leite, orienta os eleitores a verificarem sua situação eleitoral pelo site ou aplicativo do TRE, ou presencialmente em qualquer cartório eleitoral. Caso existam multas, elas podem ser geradas e pagas online.
Hugo também destaca que eleitores para quem o voto é facultativo — como analfabetos, jovens de 16 e 17 anos e pessoas com mais de 70 anos — estão dispensados desse processo.
Quem não regularizar o título até o prazo final terá que fazer um requerimento: se já tiver biometria cadastrada, o pedido pode ser feito online; caso contrário, será necessário comparecer pessoalmente ao cartório eleitoral da sua região ou à sede em Teresina.
O TRE-PI alerta que a perda do título eleitoral impede o cidadão de votar nas próximas eleições, além de dificultar o acesso a serviços como emissão de passaporte, obtenção de empréstimos bancários e posse em concursos públicos.
