A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), está executando uma obra de drenagem na avenida Zequinha Freire, zona leste da cidade, com o objetivo de melhorar o fluxo de água no ponto mais baixo da via.
“A obra está sendo feita de um lado a outro da avenida Zequinha Freire, compreendendo 12 metros. Trata-se da construção de uma canaleta nesse ponto que é mais baixo, para que a água servida não fique acumulada na superfície do asfalto, causando buracos na via”, informa o diretor-executivo da ETURB, Edmilson Ferreira.
O diretor de Asfalto da pasta, Juca Alves, acrescenta que as obras de drenagem são fundamentais para garantir a durabilidade do asfalto.
“Quando a água fica acumulada na via, seja por chuvas ou por entupimento das sarjetas, causa graves danos ao asfalto, como surgimento de buracos, rachaduras, enfraquecimento da estrutura da avenida, afundamentos, dentre outros. Ou seja, contribui para o desgaste prematuro do asfalto, especialmente quando combinada com o tráfego intenso de veículos. Por isso, a drenagem adequada é fundamental. Isso inclui a construção de sistemas de drenagem eficientes, como bueiros, sarjetas e canais de água, para direcionar a água para longe da superfície da via”, detalha Juca Alves.
Segundo o presidente da ETURB, João Duarte, a obra deve ser concluída dentro de 15 dias e, durante este período, o trânsito está ocorrendo em apenas meia pista.
“Para evitar maiores transtornos à população, sempre damos preferência por não bloquear a via por completo. Dessa forma, estamos trabalhando de forma que uma das faixas fique livre para a circulação de veículos”, explica João Duarte.