
O Balé da Cidade de Teresina foi oficialmente reconhecido como patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, da capital piauiense. A homenagem foi consolidada nesta quarta-feira (7), com a aprovação unânime do Projeto de Lei nº 72/2025, durante uma sessão ordinária na Câmara Municipal.
A iniciativa foi proposta pelo vereador e presidente da Casa, Enzo Samuel (PDT). Com uma trajetória de 31 anos, a companhia pública é mantida pela Prefeitura de Teresina em parceria com a Associação dos Amigos do Balé da Cidade de Teresina. Ao longo de sua história, o grupo se consolidou como uma importante referência artística e formou centenas de profissionais da dança. A nova titulação busca fortalecer as políticas de preservação e estimular o apoio e a valorização das artes cênicas na cidade.
“A conquista deste título vai além do simbolismo. Ele assegura a memória, honra o legado e projeta o futuro do Balé da Cidade de Teresina. É uma forma de reconhecer todos os que fizeram parte dessa história, os que continuam e os que ainda virão. É um tributo à arte e ao esforço coletivo que mantêm essa tradição viva. A dança, por sua natureza passageira, agora ganha um lugar permanente como parte do patrimônio do nosso povo”, afirmou a diretora da companhia, Chica Silva.