No encontro, o governador ressaltou o valor da participação popular na construção das ações e políticas públicas do Estado.
O governador Rafael Fonteles esteve neste sábado (30), em Uruçuí, participando da plenária da 7ª edição do Diálogos pelo Piauí, voltada ao Território de Desenvolvimento dos Tabuleiros do Alto Parnaíba. Durante o encontro, ele recebeu propostas da comunidade referentes a obras e projetos levantados nas oficinas técnicas de revisão do Plano Plurianual (PPA), realizadas na sexta-feira (29). Na ocasião, também anunciou a abertura de novos concursos e confirmou que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, localizado no município, será inaugurada em novembro.
Fonteles ressaltou a relevância da escuta popular na definição das prioridades da gestão estadual.
> “É um momento de prestar contas, mas, sobretudo, de ouvir a população, os movimentos sociais e os representantes políticos sobre o que deve ser prioridade. Esta é uma das regiões que mais crescem no Piauí, impulsionada pela agroindústria e agropecuária. Recebemos tanto demandas específicas deste território como pautas comuns a outros. Esta já é a 7ª edição, restam cinco encontros, e até o fim de outubro concluiremos o aperfeiçoamento do planejamento estadual com a participação social, algo que valorizamos muito”, afirmou o governador.
O prefeito de Uruçuí, Dr. Gilberto Júnior, elogiou a iniciativa do governo estadual.
> “Nada começa sem ouvir. É fundamental escutar a população para identificar os problemas e apontar caminhos de solução. Nossa região, distante da capital, está tendo voz e isso é motivo de alegria. Tivemos a oportunidade de apresentar nossas necessidades e discutir alternativas”, destacou.
Eixos e propostas
As demandas da plenária foram divididas em sete áreas: saúde e bem-estar; educação inclusiva e de qualidade; justiça e segurança; redução das desigualdades; infraestrutura, inclusão produtiva e transição energética; desenvolvimento socioeconômico; e meio ambiente, mudanças climáticas e recursos hídricos. Em cada um, cinco prioridades foram apresentadas e analisadas pelo governador.
Saúde e bem-estar: pedidos incluíram maior resolutividade no Hospital Regional Senador Dirceu Arcoverde, além da criação de espaços culturais e esportivos. Fonteles confirmou que a UTI será entregue em novembro.
Educação inclusiva e de qualidade: a população solicitou ampliação da oferta de cursos técnicos e superiores pela Uapi, UAB e Uespi, bem como mais auxílios estudantis. O governador anunciou a chegada de novos cursos, a padronização da qualidade das escolas da região e um concurso com 4 mil vagas para professores da rede estadual.
Justiça e segurança: foram demandados aumento do efetivo da Polícia Militar, Civil e da Patrulha Maria da Penha, além de videomonitoramento e novas estruturas para as forças de segurança. Fonteles confirmou novos concursos para as polícias em 2025 e a instalação de unidades do Corpo de Bombeiros em Uruçuí, Bom Jesus e Corrente.
Redução das desigualdades: entre os pedidos, a criação de casas de acolhimento para crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência, além do fortalecimento da agricultura familiar.
Infraestrutura e transição energética: reivindicações voltadas para pavimentação asfáltica e duplicação de rodovias.
Desenvolvimento socioeconômico: pedidos de ampliação da assistência técnica rural, capacitações e maior acesso a crédito. O governador informou que haverá concursos para a Sada e para a Adapi.
Meio ambiente e recursos hídricos: propostas incluíram regularização fundiária, distribuição de mudas, incentivo ao reflorestamento e punições mais severas contra crimes ambientais.

















