Início Notícias Rafael Fonteles conclui o projeto Diálogos pelo Piauí e informa que a...

Rafael Fonteles conclui o projeto Diálogos pelo Piauí e informa que a iniciativa passará a ser uma política permanente do Estado.

COMPARTILHAR

Ao longo das 12 edições do programa, foram registradas mais de 7 mil inscrições e 1.035 propostas submetidas, das quais 420 foram escolhidas para seguir adiante.

Rafael Fonteles encerra o Diálogos pelo Piauí e anuncia que iniciativa se tornará política de Estado

O governador Rafael Fonteles participou neste sábado (1º), no Centro de Convenções de Teresina, da 12ª edição do Diálogos pelo Piauí, que contemplou o Território Entre Rios, formado por 31 municípios. O encontro marcou o encerramento das plenárias do programa realizadas nos 12 territórios de desenvolvimento do estado, que reuniram mais de 7 mil inscritos e resultaram em 1.035 propostas, das quais 420 foram selecionadas.

O Diálogos pelo Piauí tem como propósito ouvir a população, gestores e representantes da sociedade civil para definir prioridades e construir, de forma participativa, políticas públicas voltadas ao desenvolvimento regional sustentável.

Durante o evento, Rafael Fonteles destacou o caráter democrático da iniciativa e anunciou que o programa será transformado em uma política permanente de Estado.

> “Foi uma experiência muito positiva. Escutamos gestores públicos e representantes da sociedade civil, que apresentaram propostas em sete eixos temáticos, com cinco proposições em cada. Cada edição resultou em 35 propostas, totalizando 420 nos 12 territórios. Agora, o objetivo é transformar o Diálogos pelo Piauí em política pública de Estado”, afirmou o governador.



Fonteles também explicou que diversas contribuições já foram incorporadas ao Plano Plurianual (PPA) e que novas revisões poderão ser feitas para incluir outras demandas apresentadas pela população.

Entre as prioridades apontadas, o governador destacou o fortalecimento da agricultura familiar, especialmente no Território Entre Rios, que abriga o maior mercado consumidor do estado.

> “Queremos aproximar produtores e consumidores, incentivar cooperativas, ampliar a assistência técnica, realizar concurso para a Adapi e dobrar as vagas do programa Juventude Rural. A meta é eliminar a importação de frutas e hortaliças comercializadas na Ceasa e certificar a produção local”, detalhou.



Na área da segurança pública, o gestor ressaltou a redução dos homicídios e o reforço no efetivo policial, apontando como próximo desafio a diminuição das mortes no trânsito, com intensificação das fiscalizações. Ele também reafirmou investimentos nas áreas de saúde, cultura, esporte e educação, com ampliação de editais, valorização dos servidores e fortalecimento das estruturas existentes.

A vereadora Luciana Alencar, de Água Branca, representante do eixo socioeconômico, destacou os resultados positivos do projeto:

> “A agricultura familiar sai fortalecida, com mais assistência técnica e a criação do cinturão frutífero. Como disse o governador, podemos aumentar o PIB do estado com a agricultura familiar organizada”, afirmou.



O secretário do Planejamento, Washington Bonfim, ressaltou que o principal objetivo do programa é ouvir a população e compreender as diferentes realidades dos 224 municípios piauienses.

> “Nas 12 edições, tivemos mais de 7 mil inscrições e 1.035 propostas apresentadas, das quais 420 foram selecionadas. Os temas mais recorrentes envolveram extensão rural, proteção às mulheres, saúde mental, segurança hídrica e oportunidades para os jovens”, destacou.