Entre janeiro e novembro de 2024, o Hospital Geral de Vitória (HGV) registrou 10.837 internações e 13.374 cirurgias, consolidando ainda mais seu compromisso com a saúde pública.
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) tem se consolidado como um centro de referência em alta complexidade no Piauí, devido aos investimentos em tecnologia, expansão de serviços e certificações de excelência promovidas pelo Governo do Estado e pela Secretaria da Saúde (Sesapi). Entre janeiro e novembro de 2024, foram realizadas 10.837 internações e 13.374 procedimentos cirúrgicos, reafirmando o compromisso da instituição com a saúde pública.
Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, destacou os avanços do hospital, incluindo procedimentos inovadores nas áreas de neurocirurgia, cardiologia, cirurgia geral e radiointervenção, além da aquisição de equipamentos modernos para cirurgias urológicas, neurológicas e cardiovasculares.
O HGV também expandiu seus serviços de cardiologia, inaugurou o Centro Cirúrgico Cardiovascular e um novo setor de hemodinâmica. “Esses investimentos permitem a ampliação do atendimento, tanto para pacientes de Teresina quanto do interior do Piauí. Reduzimos o tempo de espera para cirurgias neurológicas, fortalecemos a equipe de transplante renal e realizamos a primeira captação de órgãos fora da capital, descentralizando esse serviço e aumentando o acesso aos pacientes. Também reforçamos as equipes de nutrição enteral e parenteral e cuidados paliativos”, afirmou Nirvania Carvalho, diretora-geral do HGV.
O hospital também tem uma história de superação, como exemplificado pelo caso de Ramaria de Sousa Santos, uma paciente que, após apresentar sintomas graves, foi transferida para o HGV, onde recebeu diagnóstico e tratamento cirúrgico, permitindo sua recuperação.
Além disso, o HGV conquistou, pelo quinto ano consecutivo, o certificado de alta conformidade e foi reconhecido internacionalmente nas áreas de nefrologia e segurança do paciente. A Unidade de AVC do hospital obteve certificações duplas, reforçando o padrão de excelência.
O HGV também implementou novos serviços, como a realização de exames como tomografia e ecocardiograma para pacientes externos, e o programa de telemedicina “Piauí Saúde Digital”. Além disso, lançou o “Projeto Cuidar Piauí”, uma iniciativa pioneira voltada à humanização e acolhimento de pacientes e colaboradores.
“Investiremos ainda mais no HGV, o maior hospital público do Piauí, que fortalece sua posição como referência em saúde e amplia a confiança da população em seus serviços de alta qualidade”, concluiu Dirceu Campêlo.