A secretária de Estado da Agricultura Familiar (Saf), Patrícia Vasconcelos, realizou, nesta sexta-feira (25), a entrega de duas unidades pedagógicas de quintais agroecológicos no Território da Planície Litorânea. Foram beneficiados os agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Parnaíba e Luís Correia.
Segundo a gestora, o objetivo dos quintais é ampliar o acesso às tecnologias socioambientais de base ecológica, produzir trabalho, fortalecimento da subsistência e geração de excedentes para a comercialização. “É uma estratégia de enfrentamento à pobreza, porque possibilita a geração de renda para as famílias, além de incentivar uma boa relação com o meio ambiente, por meio da agroecologia”, explicou Patrícia.
O diretor da Agricultura Familiar, Luciano Brito, explica ainda que o projeto tem um papel pedagógico de capacitação das famílias rurais, dando suporte técnico e conhecimento para a produção. “Nos quintais, serão trabalhados a produção de peixes, hortaliças e campos frutíferos. Essa é uma ação que veio fortalecer as famílias que vivem no campo, contribuindo para a permanência delas nas comunidades”, pontuou.
Em Parnaíba, foi beneficiada a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). Em Luís Correia, o quintal beneficia a Associação dos Moradores da Vila do Coqueiro e conta com o apoio da Prefeitura Municipal. O Quintal Agroecológico é executado em parceria com a Cootapi e a UFDPar. Ao todo, as duas unidades dos quintais agroecológicos somam R$ 219.306,70 em investimentos.
O reitor da UFDPar, Alex Marinho, agradeceu a ação e ressaltou a importância do projeto para as famílias locais. “Os quintais produtivos são fundamentais para as famílias da nossa região, pois proporcionam melhores condições na organização das áreas de cultivos próximas às casas e na inserção familiar dentro dos processos produtivos agroecológicos. Só temos a agradecer pela ação”, comentou Marinho.
A ação contou com a presença do diretor de Agricultura Familiar, Luciano Brito; do superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos da Seduc, José Barros Sobrinho; da representante da Cootapi, Edinalva. Além da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da agente de desenvolvimento territorial, Ana Marinho; da prefeita de Luís Correia, Maninha Fontenele; do vice-prefeito, Carlitus, e do deputado estadual Dr. Hélio.
Fonte: Ascom