
A 23ª edição do Salão do Livro do Piauí (Salipi) começa nesta sexta-feira, 6 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina. Com o tema “Ler e Escrever – Existir e Resistir”, o evento se estende até o dia 15 e presta uma homenagem especial à professora e advogada Maria Sueli Rodrigues.
Formada em Ciências Sociais pela UFPI e em Direito pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Sueli construiu uma trajetória pautada na luta pelos direitos humanos, pela democracia e pela educação como ferramenta de transformação social. Militante do PSOL, ela foi candidata ao governo estadual em 2018 e, em 2020, concorreu a uma vaga na Câmara Municipal de Teresina. Sueli faleceu em julho de 2022, aos 58 anos, em decorrência da esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurológica degenerativa que afeta os movimentos corporais.
Segundo a organização do Salipi, a homenagem busca valorizar não apenas a intelectual, mas a mulher que representou coragem, resistência e comprometimento social. Sua memória será celebrada no maior evento literário do estado como símbolo de inspiração e luta por um mundo mais justo.
Programação
Seminário Língua Viva – Cine Teatro da UFPI
A programação inclui palestras com nomes como Fabrício Carpinejar (RS), Milly Lacombe (RJ), Carla Akotirene (BA), Paula Pimenta (MG), Thalita Rebouças (RJ), Sônia Guimarães (SP), Monja Coen (SP), Amara Moira (SP), Jean Wyllys (BA), entre outros.
Estação Letras e Expressões – Auditório do mesmo nome
Oficinas e bate-papos abordam temas como poesia, literatura infantil, tradução, ancestralidade, literatura fantástica e muito mais, com convidados de diferentes estados e trajetórias.
Bate-Papo Literário – Auditório Bate-Papo Literário
Sessões diárias reúnem autores, pesquisadores e artistas locais e nacionais para debates sobre temas diversos: literatura, saúde mental, inclusão, história, movimentos sociais, entre outros.
A programação completa com horários e convidados pode ser conferida nos espaços oficiais do evento.