O workshop também abordou estratégias para aumentar a arrecadação do Imposto de Renda relacionado às contas de energia elétrica.
Visando melhorar a eficiência e o controle dos gastos com energia elétrica nos órgãos estaduais, a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-PI) e a Equatorial Piauí realizaram, nesta sexta-feira (13), o Workshop Gestor da Conta de Energia, na Escola Fazendária, em Teresina.
Além de buscar economia através de um uso mais eficiente da energia, o workshop também focou em estratégias para aprimorar a arrecadação do Imposto de Renda relacionado às contas de energia elétrica.
James Sousa, superintendente do Tesouro Estadual, destacou a importância da parceria entre a Sefaz e a Equatorial. “A Sefaz, por meio do Tesouro Estadual, tem trabalhado para melhorar a eficiência dos gastos com energia. Este evento visa qualificar os servidores das Unidades Gestoras (UGs) dos órgãos estaduais para otimizar a economia de energia, permitindo que os recursos economizados sejam redirecionados para as políticas públicas”, afirmou.
Durante o workshop, os participantes foram orientados sobre a importância de utilizar a alíquota correta no Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafe), para garantir que a arrecadação do Imposto de Renda seja adequada e que esses recursos retornem ao Estado. O analista do Tesouro Estadual, Raio Dantas, enfatizou a necessidade de precisão na inserção de dados. “É crucial que os gestores utilizem uma planilha organizada para lançar informações sobre a arrecadação do Imposto de Renda da energia no sistema, que realiza o cálculo automático. Se os dados forem inseridos incorretamente, o sistema financeiro pode impedir até mesmo o pagamento da fatura de energia”, alertou Raio Dantas.
O analista também informou que a Superintendência do Tesouro Estadual espera arrecadar cerca de R$ 243 milhões com a recuperação de créditos do Imposto de Renda sobre energia elétrica, além de outros gastos relacionados. Este estudo foi conduzido pela Coordenação de Controle e Pagamento das Obrigações Tributárias Federais e Arrecadação do Imposto de Renda, sob a responsabilidade de Ponsoni Linartevich e com o apoio de uma consultoria especializada.
O workshop foi direcionado a representantes dos órgãos estaduais responsáveis pelos contratos de energia elétrica e aos servidores encarregados da liquidação de despesas no Sistema Integrado de Administração Financeira do Estado do Piauí (Siafe-PI).