Os municípios de Eliseu Martins, Uruçuí e Canto do Buriti enfrentam os maiores impactos das chamas.
No início de agosto, o monitoramento diário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Semarh) registrou mais de 130 focos de incêndio em todo o Piauí, com maior incidência na região sul do estado. Os municípios de Eliseu Martins, Uruçuí e Canto do Buriti são os mais afetados pelas chamas.
Shandallye Andes Araújo, coordenador de Fiscalização da Semarh, destacou que as prefeituras estão sendo orientadas a manter suas brigadas em alerta. Além disso, foi feito um apelo para que os brigadistas que participaram dos cursos oferecidos pela Semarh e pelo Corpo de Bombeiros acompanhem as queimadas controladas até que sejam totalmente extintas.
De acordo com Shandallye Araújo, os agricultores que precisam realizar queimadas para preparar a terra para o plantio devem fazer isso sempre no início da noite, quando os ventos são mais fracos, a fim de evitar que o fogo se espalhe descontroladamente. Ele enfatizou a importância de que essa prática seja supervisionada pela brigada florestal da região.
Araújo acrescentou que a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) promove palestras de conscientização nas escolas, envolvendo sindicatos rurais e comunidades locais. A capacitação de brigadistas também tem sido uma prioridade da Semarh no combate a incêndios florestais no estado. Entre março de 2023 e agosto de 2024, pelo menos 650 brigadistas receberam treinamento nos municípios do Piauí.
“Além disso, estamos entregando equipamentos às brigadas com materiais de combate a incêndios e também EPIs. No próximo dia 21 agosto, em Aroazes, serão entregues esses materiais às brigadas do Vale do Sambito e Médio Parnaíba”, finalizou Shandallye Araújo.
Fonte: Governo do Piauí