Início Economia SEMDEC e UESPI firmam intenções para a criação do observatório do turismo

SEMDEC e UESPI firmam intenções para a criação do observatório do turismo

COMPARTILHAR

Na manhã de quarta-feira (21), o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), Iran Felinto, e o reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor doutor Evandro Sousa, estiveram reunidos para discutir as formalidades para a criação de um Observatório do Turismo de Teresina. A instituição acadêmica e o órgão da Prefeitura de Teresina pretendem assinar um Termo de Cooperação Técnica, que viabilizará o início das atividades conjuntas.

Para o professor Evandro Alberto Sousa, a UESPI recebe a proposta da SEMDEC com otimismo. “Consideramos importante essa parceria, porque envolverá a participação de nossos alunos, não apenas do Curso de Bacharelado em Turismo, mas também de outras áreas, como Matemática e Contabilidade, os quais poderão contribuir para o fornecimento de informações a investidores e pessoas interessados no perfil do Turismo na capital”, afirmou o reitor.

A UESPI e a SEMDEC estão estudando as formas de viabilidade do projeto. As primeiras conversas indicaram que a SEMDEC se responsabilizará pelo fornecimento de bolsas de estudo aos alunos da UESPI e os dois, conjuntamente, viabilizarão a definição de espaço físico, a aquisição de equipamentos, a escolha de programas especiais de informática e o mobiliário.

O Observatório de Teresina está se filiando à Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, que propicia suporte metodológico a qualquer entidade filiada. As facilidades para Teresina são decorrentes do fato de a Coordenação Especial de Turismo da SEMDEC vir, há pelo menos dez anos, aplicando pesquisas de Turismo emissivo e receptivo e gerando indicadores sociais e econômicos, oriundos da atividade turística, inclusive com a utilização de alunos da UESPI, em estágios supervisionados.

O Termo de Cooperação Técnica deverá ser assinado em breve, tão logo as competências das partes sejam definidas.