Início Saúde Sesapi debate o aprimoramento da política de saúde prisional no Piauí

Sesapi debate o aprimoramento da política de saúde prisional no Piauí

COMPARTILHAR

No encontro, foram divulgados os resultados do monitoramento das equipes da PNAISP no estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) promoveu nesta quinta-feira (19) uma reunião do grupo condutor da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). O encontro reuniu representantes de municípios com unidades penitenciárias que aderiram à política.


A Gerência de Atenção Primária da Sesapi coordenou a reunião, que contou com a participação da Secretaria de Justiça, do Ministério Público do Piauí, da Defensoria Pública e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI). Durante o encontro, foram apresentados os resultados do monitoramento das equipes da PNAISP, com atualizações sobre as atividades em andamento.

Foi elaborado um cronograma para visitas às unidades prisionais, envolvendo membros do grupo condutor, com o objetivo de reforçar o acompanhamento das ações e garantir a continuidade do trabalho. Também foram discutidas deliberações entre os órgãos envolvidos, focando no fortalecimento da PNAISP no estado.

O grupo condutor desempenha um papel essencial na implementação da política, mobilizando gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos sistemas prisionais, apoiando a organização dos processos de trabalho e identificando pontos críticos para promover soluções. O monitoramento e a avaliação contínua são fundamentais para assegurar a eficácia da PNAISP no Piauí.

De acordo com Virgínia Pinheiro, coordenadora de Atenção Primária à Saúde, a reunião tem como objetivo avaliar e garantir a execução das ações relacionadas à política. “O Governo do Estado e os municípios estão avançando na consolidação da Estratégia Saúde da Família no sistema penitenciário, o que representa um grande progresso na melhoria do atendimento à saúde das pessoas privadas de liberdade”, afirmou.