Início Piauí Setembro Verde: Campanha Destaca a Importância da Doação de Órgãos e Tecidos...

Setembro Verde: Campanha Destaca a Importância da Doação de Órgãos e Tecidos no Piauí

COMPARTILHAR

A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, ressaltando o poder dos transplantes em salvar vidas.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), através da Central de Transplantes, está conduzindo a XIX Campanha Estadual de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes durante o mês de setembro. Com o slogan “Deixe Acesa a Chama da Vida, Seja Doador de Órgãos e Tecidos”, a campanha busca conscientizar a população sobre a importância da doação para salvar vidas por meio de transplantes.

A programação da campanha inclui várias atividades, começando com o Treinamento de Formação dos Técnicos de Tecidos Oculares no Hospital Regional de Campo Maior, que ocorre de 2 a 11 de setembro, sob a orientação de profissionais do Banco de Tecidos Oculares do Piauí.

Ao longo do mês, serão realizadas ações de divulgação sobre o processo de doação e transplante em toda a rede hospitalar de Teresina e nas cidades de Parnaíba, Piripiri e Campo Maior. No dia 13 de setembro, um curso de capacitação sobre doação e transplantes será oferecido no Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (COREN-PI).

A campanha se prolonga até o fim de setembro, com eventos como uma missa em ação de graças no Hospital Getúlio Vargas, uma roda de conversa sobre doação no Ministério Público, e um passeio ciclístico organizado pela The Auge Bike Shop.

Lourdes Veras, coordenadora da Central de Transplantes do Piauí, ressalta a importância da campanha, destacando que a doação de órgãos é um ato de generosidade capaz de transformar vidas. “Queremos sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação. Uma pessoa pode salvar várias vidas, mantendo acesa a chama da vida em outros”, afirma.

A campanha Setembro Verde reafirma o compromisso do Piauí em promover a doação de órgãos e tecidos, incentivando a população a se tornar doadora e a ajudar a salvar vidas.