Em seu discurso de posse, o novo presidente ressaltou a importância de fortalecer o Legislativo.
A nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), liderada pelo deputado Severo Eulálio (MDB), tomou posse nesta segunda-feira (3). A cerimônia começou com a Revista à Tropa, na Avenida Marechal Castelo Branco, e continuou no Plenário Waldemar Macêdo, com a transmissão dos cargos à nova diretoria. O evento contou ainda com a entrega da Mensagem Anual do governador Rafael Fonteles (PT).
Em seu discurso, o presidente da Alepi, Severo Eulálio, enfatizou a importância do papel do Legislativo em “garantir a governabilidade, proporcionando estabilidade, equilíbrio e serenidade”. Segundo ele, a Casa continuará a trabalhar com transparência, integridade e foco no interesse público, assegurando a estabilidade política e a inclusão social necessárias ao progresso do Piauí.
O deputado destacou como prioridade a garantia da representação parlamentar do Piauí, tanto no âmbito estadual quanto federal. Ele explicou que, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de revisar a representação dos Estados na Câmara dos Deputados, o Piauí poderia perder dois deputados federais e seis estaduais.
Wilson Brandão (PP), 1º Secretário da Mesa Diretora, demonstrou otimismo com a gestão de Eulálio. Para ele, a gestão busca integrar a Casa e aprovar projetos de forma mais eficiente, aproximando a população do Poder Legislativo. “Eu acredito que teremos dois anos muito positivos na Assembleia”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de várias autoridades, incluindo os senadores Marcelo Castro e Ciro Nogueira, a senadora Jussara Lima, o deputado federal Júlio César, o vice-prefeito de Teresina Jeová Alencar, o conselheiro do Tribunal de Contas Kléber Eulálio, o procurador-geral Cleandro Moura, a defensora pública Verônica Acioly, e desembargadores do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional do Trabalho.
Odonias Leal, membro da Secretaria Geral da Mesa, detalhou as atribuições da Mesa Diretora, que inclui a organização dos trabalhos legislativos e administrativos, e a responsabilidade por mais de 26 funções definidas no Regimento Interno. Entre essas responsabilidades estão a promulgação de emendas à Constituição e a divulgação das atividades da Casa.
As comissões técnicas da Alepi, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), permanecerão com suas composições atuais até o dia 15 de fevereiro, com a possibilidade de eleição antes dessa data para novas composições, conforme acordado.
Composição da Mesa Diretora (biênio 2025-2026):
Presidente: Severo Eulálio (MDB)
1º Vice-presidente: Francisco Limma (PT)
2º Vice-presidente: Dr. Vinícius Nascimento (PT)
3º Vice-presidente: Ana Paul (MDB)
4º Vice-presidente: Gustavo Neiva (PP)
1º Secretário: Wilson Brandão (PP)
2º Secretário: Evaldo Gomes (Solidariedade)
3º Secretário: Aldo Gil (PP)
4º Secretário: Felipe Sampaio (MDB)