Início Economia SMPM articula ações LGTBQIA+ para comunidades em Teresina

SMPM articula ações LGTBQIA+ para comunidades em Teresina

COMPARTILHAR

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) esteve reunida, nesta terça-feira (18), para discutir ações e serviços para a comunidade LGBTQIA+ em Teresina. Foi recebido o Grupo Matizes, que trouxe demandas sobre a população não-binária, lésbicas, mulheres trans e travestis e o Coletivo Corpo Bixa, que visa trazer representatividade não-binária para Teresina.

“Enquanto secretaria, somos cientes da falta de representatividade e preconceitos vividos por essas comunidades, por isso esse momento de escuta é importante para entender as demandas dessa população e em seguida articular projetos e melhorias voltadas às causas”, disse Marcela Portela, secretária executiva da SMPM.

No encontro foi debatido sobre a saúde e saúde mental dessas comunidades, em especial, causada pela pandemia da covid-19. Além de políticas públicas de higiene básica e mental, com enfoque às mulheres encarceradas.

“Em Teresina, há muitas mulheres lésbicas em situação de drogadição e também violência. Com a secretaria, esperamos um apoio para essas mulheres, que vivem em situações de urgência”, ressaltou Marinalva Santana, representante do Grupo Matizes.

Durante a reunião, a secretaria foi convocada a pensar sobre como levar o serviço já ofertado pelo Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) para essas mulheres.

Fonte: Ascom