A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS) iniciou, nesta sexta-feira (9), o processo de cadastramento de veículos que atuarão temporariamente no transporte de passageiros em Teresina. A ação segue até sábado (10), com atendimento das 7h30 às 12h.
O objetivo é garantir mobilidade à população durante a paralisação anunciada pelos motoristas e cobradores do transporte público, prevista para começar na próxima segunda-feira (12).
De acordo com o gerente de fiscalização do transporte público, Francisco Batista, a medida visa prevenir o transporte irregular e oferecer maior segurança aos usuários. “Com o cadastro, conseguimos evitar a atuação de veículos clandestinos e abusos nas tarifas, garantindo mais segurança e controle durante o período da greve”, destacou.
Os condutores cadastrados estarão autorizados a realizar o transporte de passageiros com uma tarifa fixa de R$ 4,00, que poderá ser paga em dinheiro ou via PIX. A meia-passagem estudantil e a gratuidade não serão aceitas neste período.
Francisco Batista reforça que a STRANS está autorizando o uso de ônibus, micro-ônibus e vans para atender à demanda. “Nosso foco é assegurar que a população não fique desassistida. Em caso de cobrança abusiva, o passageiro pode acionar a STRANS para denúncia”, orienta.
Como se cadastrar
Os interessados devem comparecer à sede da STRANS até às 18h desta sexta-feira (9) ou no sábado (10) pela manhã. É necessário apresentar documentação pessoal e os documentos do veículo que será utilizado no transporte.
Caso a greve se confirme, os veículos cadastrados circularão com um adesivo de identificação oficial, garantindo a legitimidade do serviço.
