
As tarifas de água e esgoto em Teresina terão um reajuste de 3,254%, conforme decisão oficializada pela Resolução nº 78/2025, publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta-feira (28). A medida, válida para a área urbana da cidade, foi homologada pela Prefeitura de Teresina.
Segundo a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos (Arsete), que define o Índice de Reajuste Tarifário (IRT), o aumento é anual e obrigatório, com aplicação sempre no dia 28 de junho. O objetivo é garantir que os valores das tarifas acompanhem a inflação e os custos operacionais da empresa responsável pelos serviços. Apesar disso, a tarifa de 2025 ficou abaixo da inflação registrada no período.

Ainda de acordo com o acordo firmado entre a Prefeitura e a Águas de Teresina, os moradores continuarão pagando 80% do valor da tarifa de água referente ao serviço de esgotamento sanitário.
Além disso, famílias cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) estão isentas do pagamento da taxa de ligação ao sistema de esgotamento sanitário, cujo valor é de R$ 954.