Cinco postos de drive thru estão abertos nesta segunda (17) até sexta-feira (21) das 9h às 17h em todas as zonas da capital. Os postos estão instalados nos terminais Zoobotânico, Buenos Aires, Livramento e Parque Piauí, além do CEU Norte, na Santa Maria da Codipi.
Nestes locais, serão contemplados os seguintes públicos:
1ª dose para pessoas de 12 anos e mais,
dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de quatro meses da última dose),
dose adicional para imunossuprimidos (com intervalo de 28 dias da última dose)
2ª dose da vacina da Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas), Astrazeneca e Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas para ambos os imunizantes).
Emanuelle Dias faz um alerta para que as pessoas que vão tomar a vacina esta semana aguardem um pouco caso estejam sentindo algum sintoma gripal.
“A vacinação contra a Covid-19 deve ser adiada caso a pessoa apresente sintomas gripais ou quadros febris. Para que a imunização seja feita, é importante que o quadro de saúde esteja normalizado”, diz.
17/01 a 21/01 (segunda a sexta-feira)
Drive Thru – 9h às 17h
Terminal Zoobotânico – Planalto Ininga – zona Leste
Terminal Parque Piauí – Parque Piauí – zona Sul
Terminal Buenos Aires – Buenos Aires – zona Norte
Terminal Livramento – Dirceu Arcoverde – zona Sudeste
CEU Norte – Santa Maria da Codipi – zona Norte
Público-alvo
1ª dose adolescentes (12 anos ou mais)
2ª dose de Pfizer (respeitando intervalo mínimo entre as doses de 3 semanas)
2ª dose de Astrazeneca (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses)
2ª dose de Coronavac (respeitando intervalo mínimo de 4 semanas entre as doses)
Dose de reforço (respeitando intervalo mínimo de 4 meses da última dose)
Dose adicional de imunossuprimidos (intervalo mínimo de 28 dias da última dose)
Agendamento crianças
A previsão é que o agendamento para vacinação contra a Covid-19, em Teresina, de crianças de cinco a 11 anos seja aberto nesta segunda-feira (17). O horário ainda não foi informado pela FMS.
Inicialmente, serão vacinadas as crianças com comorbidades ou deficiência permanente. O agendamento deve ser feito pelo site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/.
A vacina aplicada será a versão pediátrica do imunizante da Pfizer/Comirnaty, em duas doses – com intervalo de oito semanas entre a primeira e segunda dose.
“As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose devem completar o esquema vacinal com a vacina Pfizer/Comirnaty pediátrica”, informa Emanuelle Dias, coordenadora da campanha de vacinação em Teresina.
A capital tem cerca de 90 mil crianças aptas a receber a vacina, com idades entre 5 e 11 anos. No Piauí, são cerca de 300 mil crianças
Conforme norma técnica do Ministério da Saúde, a aplicação seguirá uma ordem de prioridade, iniciando por crianças com deficiência permanente ou comorbidade, crianças indígenas e quilombolas ou crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de Covid-19.
O que levar no dia
No momento da vacinação será necessário apresentar CPF ou Cartão do SUS e uma comprovação da comorbidade e/ou deficiência permanente. Os pais ou responsáveis devem estar presentes manifestando sua concordância com a vacinação.
Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento assinado por eles.
‘Não deixem de vacinar’, alerta pediatra
Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS), faz um apelo para que pais e responsáveis não deixem de vacinar seus filhos.
“Esses dois anos de pandemia têm demonstrado que as pessoas vacinadas têm a Covid de forma mais moderada ou leve ou mesmo assintomática, evitando a possibilidade de uma forma grave que pode levar ao óbito. Por isso, estejam atentos ao regramento e não deixem de levar as crianças”, disse.
Fonte: G1