Início Economia Transnordestina realiza viagem experimental inaugural entre Piauí e Ceará após liberação do...

Transnordestina realiza viagem experimental inaugural entre Piauí e Ceará após liberação do Ibama

COMPARTILHAR

A Ferrovia Transnordestina realiza, na tarde desta quinta-feira (18), sua primeira viagem experimental, partindo do município de Bela Vista do Piauí com destino a Iguatu, no Ceará. O trem, formado por uma locomotiva e 20 vagões, transporta uma carga de milho.

O embarque ocorreu em uma área próxima ao Terminal Intermodal de Cargas do Piauí (TIPI), que ainda está em fase de construção em Bela Vista do Piauí. A estimativa é que a composição chegue a Iguatu na manhã de sexta-feira (19), entre 6h e 7h, com o descarregamento sendo feito nas imediações do futuro Terminal Logístico do município cearense.

Inicialmente, o primeiro teste operacional estava programado para 24 de outubro, mas acabou sendo adiado devido à ausência da licença de operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A autorização ambiental e o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já foram concedidos, permitindo a realização da viagem.

Avanço das obras

Com extensão total de 1.206 quilômetros, a Transnordestina é um dos maiores empreendimentos logísticos em execução no Nordeste. A Fase 1 alcançou 78% de avanço físico, com 676 quilômetros concluídos e outros 280 quilômetros em obras, distribuídos em seis lotes.

Atualmente, mais de 4 mil trabalhadores atuam na construção. Nos lotes 4 e 5, já foram implantados trilhos, dormentes e brita ao longo de 108 quilômetros. Já os lotes 6, 7, 8 e 11 seguem com obras de infraestrutura em 178 quilômetros.

A expectativa é que a Fase 1 seja finalizada até 2027, garantindo a ligação da ferrovia ao Porto do Pecém, no Ceará. A Fase 2, que compreende 151 quilômetros no Piauí, deve ser retomada no primeiro semestre de 2026, com conclusão prevista para 2028 — antecipando em um ano e meio o prazo inicial.

Histórico do projeto

Iniciadas há 19 anos, as obras da Transnordestina já resultaram na conclusão de cerca de metade do traçado. Ao longo do tempo, o projeto foi alvo de apurações do Tribunal de Contas da União (TCU) e chegou a ser interrompido em 2016, após suspeitas de irregularidades.

Apesar dos entraves enfrentados, o avanço das obras no Piauí e no Ceará é visto como fundamental para fortalecer a logística e facilitar o escoamento da produção agrícola e mineral da região Nordeste.