Em rede social, o ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca postou que ‘é hora de acabar com prisões e encarceramentos desnecessários de adultos por pequenas quantidades de maconha para uso pessoal’.
Por g1
O ex-presidente americano Donald Trumpe atual candidato republicano à Casa Branca declarou neste domingo (8) seu apoio a uma emenda constitucional que propõe legalizar o uso recreativo da maconha para maiores de 21 anos na Flórida.
“Como afirmei anteriormente, acredito que é hora de acabar com prisões e encarceramentos desnecessários de adultos por pequenas quantidades de maconha para uso pessoal. (…) Como morador da Flórida, votarei SIM na Emenda 3, em novembro”, escreveu ele.
O apoio de Trump à proposta é um contraponto à opinião de seus colegas republicanos, incluindo o governador da Flórida, Ron DeSantis, que já se manifestaram contra ela.
A emenda de constituição sobre a maconha é uma das chamadas medidas eleitorais que estarão na cédula na Flórida em 5 de novembro, quando os americanos também votarão para escolher congressistas e quem será presidente dos EUA, Trump ou Kamala Harris. Veja outras medidas eleitorais que estarão nas cédulas de diversos estados do país.
O ex-presidente também afirmou que apoia as pesquisas para o uso medicinal da cannabis e que irá trabalhar com o Congresso para aprovar leis que estão sendo debatidas sobre o tema:
“Como presidente, continuaremos a nos concentrar em pesquisas para desbloquear os usos medicinais da maconha (…) e trabalhar com o Congresso para aprovar leis de senso comum, incluindo serviços bancários seguros para empresas autorizadas pelo Estado, e apoiar o direito dos estados de aprovar leis, como na Flórida, que funcionam tão bem para seus cidadãos”.
Post de Donald Trump sobre uso recreativo de maconha — Foto: Truth Social/Reprodução
Durante seu governo, em 2018, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos revogou uma política do governo Obama que havia aliviado leis federais sobre maconha em estados que legalizaram a droga.
Nas eleições de 5 de novembro, além de escolher Kamala Harris ou Donald Trump como presidente, os cidadãos americanos irão votar em uma série de medidas e o uso recreativo da maconha é uma delas.
Nos EUA, em cinco estados o uso da droga para fins recreativos ou medicinais é legal; um terço dos americanos.