Início Piauí Uespi estuda realização de concurso para docentes e técnicos em 2027

Uespi estuda realização de concurso para docentes e técnicos em 2027

COMPARTILHAR

A possibilidade de realização de um novo concurso público para professores e técnicos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) está sendo analisada a partir de um estudo técnico preliminar, que deverá subsidiar o planejamento orçamentário da instituição para o ano de 2027. A confirmação foi feita pelo reitor Paulo Henrique Pinheiro, que assumiu oficialmente o cargo na terça-feira (20).

Paulo Henrique sucede o professor Evandro Alberto, responsável pela gestão da universidade desde 2021. A nomeação do novo reitor foi formalizada em dezembro de 2025 pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Na mesma solenidade, tomou posse a vice-reitora Fábia Buenos Aires, docente do curso de Direito da Uespi. O mandato da atual gestão teve início em janeiro de 2026 e seguirá até janeiro de 2030. A chapa liderada por Paulo Henrique e Fábia Buenos Aires venceu a eleição com 67,71% dos votos válidos, em uma disputa com duas chapas. A candidatura encabeçada pela professora Lucineide Barros ficou em segundo lugar, com 32,29% dos votos. O resultado do pleito foi divulgado em 12 de novembro de 2025.

De acordo com a reitoria, o estudo técnico em andamento analisa a necessidade de contratação de docentes e técnicos especializados para atender às demandas dos 12 campi da universidade. O levantamento deverá fundamentar o planejamento da Uespi na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027, uma vez que a realização do concurso pode gerar impacto nas despesas com pessoal.

Ainda segundo a nova administração, as prioridades da universidade em 2026 estarão voltadas para o fortalecimento das licenciaturas e dos cursos de bacharelado já existentes. A criação de novas graduações só deverá ocorrer após a consolidação das ofertas atuais.

A reitoria informou também que já há autorização do governador Rafael Fonteles para o início do processo de implantação do primeiro restaurante universitário da Uespi. A unidade será instalada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, que concentra mais de 4 mil estudantes, o equivalente a cerca de um terço do total de alunos matriculados em cursos regulares da instituição.

Quem é o novo reitor

Paulo Henrique Pinheiro é professor formado em Odontologia, com mestrado e doutorado em Microbiologia e Imunologia. Na Uespi, já ocupou os cargos de diretor do Centro de Ciências da Saúde, pró-reitor de Ensino de Graduação e pró-reitor de Planejamento e Finanças. Também atuou como superintendente de Educação Profissional e de Jovens e Adultos na Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc).

A vice-reitora Fábia Buenos Aires é professora do curso de Direito da Uespi e já exerceu a função de pró-reitora de Administração da universidade.