Por meio de palestras e discussões dirigidas, a Uespi busca identificar e propor soluções para os desafios enfrentados pela universidade.
A Universidade Estadual do Piauí (Uespi) realiza, na segunda (26) e terça-feira (27), um seminário virtual para discutir e aprimorar a organização didático-pedagógica do ensino e da aprendizagem, além da gestão administrativa e acadêmica da instituição. O evento, que será realizado via Google Meet e terá uma carga horária de 20 horas/aula, é voltado para membros da administração superior da Uespi e professores efetivados recentemente na carreira do magistério superior.
O objetivo principal do seminário é promover uma reflexão crítica sobre as práticas pedagógicas e a gestão organizacional na educação superior. Por meio de palestras e discussões dirigidas, a Uespi busca identificar e propor soluções para os desafios enfrentados pela universidade, visando o aprimoramento contínuo de suas atividades acadêmicas e administrativas.
Segundo Dalva Stella, diretora do Departamento de Assuntos Pedagógicos (DAP) e palestrante do seminário, a iniciativa é fundamental para apoiar os novos professores em sua integração à comunidade acadêmica da Uespi. “O seminário tem esse objetivo de acolhê-los também, embora a posse tenha sido em abril. Mas como já tínhamos enfrentado a greve, chegamos a um consenso dentro da pró-reitoria de que deveríamos fazer o seminário agora, no início do segundo semestre”, comenta a professora.
A palestra da docente vai focar nos desafios e possibilidades atuais para o ensino superior, especialmente considerando que muitos dos novos professores vêm de cursos de bacharelado, que não oferecem uma formação específica para o ensino. “O professor chega com o saber acadêmico de sua área — como no caso do jornalismo, por exemplo — mas não necessariamente com a didática para ensinar. Este seminário serve para despertar o interesse pela didática,” ressalta a diretora.
Além de contribuir para o desenvolvimento das práticas pedagógicas dos novos professores, o seminário também pretende apresentar a estrutura organizacional e administrativa da Uespi. Durante o evento, todas as pró-reitorias terão um momento de fala para explicar suas funções e como os professores podem acessar os serviços de cada área. “Isso é fundamental, pois cada professor pode, no futuro, assumir papéis como coordenador de curso ou diretor de centro, e é importante que ele conheça bem a estrutura da instituição”, enfatiza Dalva Stella.
Fonte:Governo do Piauí