Início Emprego Workshop de Capacitação sobre Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Emprego...

Workshop de Capacitação sobre Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Emprego será promovido pelo Investe Piauí

COMPARTILHAR

Estima-se que, a longo prazo, os empreendimentos que se instalarem no Piauí gerarão aproximadamente 20 mil novas vagas de emprego.

A Investe Piauí, por meio da Vice-Presidência de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde, realizará no dia 4 de setembro o workshop “Capacitação em Hidrogênio de Baixo Carbono e Oportunidades de Emprego no Piauí”. O objetivo é disseminar informações sobre a implantação da cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono (H2V) no estado. O evento ocorrerá pela manhã no Anfiteatro do Centro de Formação Antonino Freire da Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Durante o encontro, serão abordadas as oportunidades de emprego nas empresas que fazem parte da cadeia de Hidrogênio Verde e que se estabelecerão no Piauí. Também será discutida a atual movimentação educacional voltada para a capacitação de profissionais que atenderão a essa demanda.

Ricardo Castelo, vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, afirma que a expectativa é que a instalação das empresas de produção de H2V no estado gere cerca de 20 mil novas vagas de emprego a longo prazo. Ele ressalta a importância de preparar uma mão de obra especializada para atender a essa crescente demanda.

Uma das reuniões internas de preparação para o workshop, na Investe Piauí. Foto: Ítalo Nascimento

O encontro contará com a presença de representantes de instituições de ensino e formadores de opinião que poderão ajudar na divulgação dos programas de capacitação voltados para a cadeia de Hidrogênio de Baixo Carbono. Estarão convidados, além de professores de cursos de Engenharia, Economia, Meio Ambiente, Produção, Direito e Administração, representantes dos conselhos dessas profissões, além de membros da indústria, do governo, da classe política envolvida no tema, líderes estudantis e profissionais de áreas afins.

“Em contato com algumas universidades, como o Instituto Federal e o Senai, comunicamos a intenção de criar cursos para a formação dessa mão de obra. Estamos organizando este workshop com a participação de representantes dessas instituições, para que compartilhem suas visões com um público composto por alunos, que são o foco da nossa formação”, destaca Ricardo Castelo.

O vice-presidente acrescenta que o workshop também esclarecerá que, além da atração dessas empresas, o governo do Piauí deseja que os empregos gerados sejam ocupados por profissionais locais. “Por isso, é essencial incentivar a criação desses cursos e capacitações no estado, para preparar profissionais em potencial que estejam prontos para as oportunidades quando surgirem”, afirma Castelo, ressaltando que essa é uma política constante do governador Rafael Fonteles, que apoia o desenvolvimento econômico e a atração de novas indústrias, investindo na formação de mão de obra especializada no próprio estado.