A cerimônia cívico-militar será realizada na próxima terça-feira (19), às 7h30, no Quartel do Comando-Geral (QCG), em Teresina.
A Polícia Militar do Piauí realizará, na próxima terça-feira (19), uma cerimônia cívico-militar em homenagem ao Dia da Bandeira. O evento contará com a promoção de mais de 250 oficiais e praças, além da entrega dos Diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito. A solenidade começará às 7h30, no Quartel do Comando-Geral (QCG), localizado no bairro Cristo Rei, zona sul de Teresina.
Para o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, a data representa um momento importante na carreira dos policiais, que são reconhecidos por sua dedicação e trabalho diário. As promoções serão feitas com base nos critérios de antiguidade, merecimento e mérito intelectual. O evento também é uma celebração do símbolo maior da nação.
“Dia 19 de novembro, Dia da nossa Bandeira, símbolo da República que devemos sempre honrar e venerar. É um momento de reafirmar nossa referência ao Estado democrático de direito. Aproveitamos essa data para, através do governador Rafael Fonteles, valorizar nossos profissionais com a progressão na carreira. Esta data, inclusa no calendário da Polícia Militar, contempla aqueles que se destacaram na corporação”, destacou o comandante-geral.
Durante a cerimônia, civis e militares serão agraciados com os Diplomas de Amigo da Polícia Militar e de Honra ao Mérito, reforçando o vínculo entre a corporação e a comunidade. A solenidade também incluirá desfiles da tropa, incineração da bandeira antiga e hasteamento da nova bandeira nacional, seguindo os rituais tradicionais.
Dia da Bandeira
O Dia da Bandeira foi instituído quatro dias após a Proclamação da República, em 1889, por meio do Decreto-Lei nº 4, para celebrar esse importante símbolo nacional. Comemorado em 19 de novembro, o dia reforça a identidade e os valores do Brasil.
Quando uma bandeira brasileira se desgasta ou danifica, ela deve ser substituída por uma nova e sua retirada deve ser encaminhada a uma unidade militar para ser incinerada, respeitando seu valor simbólico.