A Prefeitura de Campinas (SP) anunciou na tarde desta quinta-feira (24) que inicia a campanha de vacinação contra a gripe no próximo sábado (26). Além disso, no mesmo dia, a administração municipal programou um mutirão para aumentar a cobertura da imunização contra a Covid-19.
Ao todo, 18 centros de saúde participarão da campanha ‘Campinas Vacina Mais’, a partir das 8h, para a aplicação das duas vacinas, sem a necessidade de agendamento. Outras duas unidades atenderão apenas 1,8 mil pessoas que já realizaram agendamento para receber a dose contra a Covid – não há mais vagas disponíveis, informou a prefeitura.
Segundo a Secretaria de Saúde, a aplicação das doses contra a Influenza estará disponível a moradores a partir dos 80 anos. Na quarta-feira (23), o governo de São Paulo anunciou a antecipação do início da vacinação do grupo no estado para domingo (27).
Já as vacinas da Covid terão como foco a aplicação da primeira e segunda doses em crianças de 5 a 11 anos e da segunda dose de reforço também em quem possui 80 anos ou mais – a pasta destaca que os dois imunizantes podem ser tomados simultaneamente.
O público infantil virou alvo de preocupação para as autoridades sanitárias por causa da baixa adesão à vacina contra a Covid e à proximidade de doenças sazonais. Nesta quinta, 49,3% do público infantil tomaram a primeira dose e 25,6%, estão vacinados com as duas doses.