Início Teresina Polícia aponta que morte de menina de 4 anos em escola de...

Polícia aponta que morte de menina de 4 anos em escola de Teresina ocorreu de forma acidental

COMPARTILHAR

A Polícia Civil do Piauí (PCPI) concluiu que a morte da menina Alice Brasil Sousa da Paz, de 4 anos, ocorrida em 5 de agosto no CEV Colégio, na Zona Leste de Teresina, foi acidental, sem indícios de crime.

De acordo com o delegado Hugo Alcântara, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), o inquérito foi encerrado na quinta-feira (9), e ninguém foi indiciado. O caso agora segue para o Ministério Público do Piauí (MPPI), que analisará as provas apresentadas e decidirá os próximos passos. O MP pode solicitar novas diligências, caso considere a investigação incompleta, ou pedir o arquivamento se entender que não há elementos suficientes para uma acusação.

⚖️ O indiciamento é o ato formal em que a polícia indica que há provas suficientes de que uma pessoa cometeu um crime.

Família contesta conclusão do inquérito

A advogada da família, Arielly Pacífico, criticou o resultado da investigação em um vídeo publicado nas redes sociais.

“Entender que esse caso é um fato atípico é negar a responsabilidade dos envolvidos e o direito da família de Alice à Justiça”, afirmou.

Ela destacou que o inquérito apontou que havia apenas uma cuidadora para cinco crianças na brinquedoteca no momento do acidente. A professora responsável estaria em outra sala acompanhando alunos que dormiam naquele horário.

Ainda segundo a advogada, a perícia confirmou que o móvel que caiu sobre a criança — uma penteadeira de madeira — não estava fixado à parede e estava apoiado em outro brinquedo, o que teria facilitado o tombamento. Ela também afirmou que o local do acidente foi alterado antes da chegada dos peritos, passando por limpeza e reorganização.

Relembre o caso

Alice, de 4 anos, morreu em um acidente dentro da brinquedoteca da escola onde estudava. Uma penteadeira caiu sobre ela depois que outra criança entrou embaixo do móvel.

O laudo médico apontou como causas da morte edema cerebral difuso, hematoma subdural agudo e traumatismo cranioencefálico — lesões típicas de impactos fortes na cabeça.

🩺 O edema cerebral é o acúmulo de líquido no cérebro que eleva a pressão intracraniana. O traumatismo craniano é uma lesão provocada por impacto na cabeça, e o hematoma subdural agudo é o acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.

Em nota, o Grupo CEV lamentou o ocorrido, e o presidente Rafael Lima pediu perdão público à família da menina.