Izquierdo, de 27 anos, morreu após sofrer um ataque cardíaco em meio a uma partida da Copa Libertadores e passar cinco dias na UTI em São Paulo.
Velório de Juan Izquierdo — Foto: Dante Fernandez / AFP
O último adeus ao jogador do Nacional do Uruguai, Juan Izquierdo, que morreu nesta terça-feira (27) no Brasil após sofrer um ataque cardíaco em meio a uma partida da Copa Libertadores, reuniu milhares de pessoas comovidas por sua morte em Montevidéu nesta quinta-feira (29).
O silêncio, ocasionalmente interrompido por intensos aplausos, tomou conta dos arredores e da sede do Club Nacional de Fútbol em Montevidéu, onde o corpo do jogador está sendo velado após chegar à capital uruguaia em um avião da Força Aérea.
Izquierdo, de 27 anos, morreu após passar cinco dias na UTI. Ele desmaiou em campo no dia 22 de agosto, na partida de seu time contra o São Paulo.
Juan “era um exemplo muito querido (…). Um rapaz íntegro”, disse Alejandro Balbi, presidente do Nacional, aos repórteres.
Em um clima de profunda tristeza, o público passou em frente ao caixão do jogador localizado no ‘Salón Cristal’ da sede do Nacional, rodeado de coroas de flores enviadas, em sua maioria, por colegas e clubes.
Quatro jogadores do São Paulo, vindos do Brasil, foram ao local, assim como uma delegação do Peñarol, arquirrival do Nacional no futebol uruguaio.
Estrelas como Luis Suárez, ex-jogador do Nacional, e ex-ídolos da seleção uruguaia, como Diego Forlán, se despediram de “El Negrón”, como Izquierdo era carinhosamente conhecido.
Após o velório público não haverá funeral, informou o Nacional, que decretou cinco dias de luto com bandeiras a meio mastro.
Homenagens a Juan Izquierdo na porta do clube Nacional do Uruguai — Foto: DANTE FERNANDEZ / AFP