Início Notícias Sambito Rafael Fonteles visita sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pachêco em...

Rafael Fonteles visita sede do Instituto de Identificação Digital Félix Pachêco em Amarante

COMPARTILHAR

Esta é a 96ª unidade do instituto, operando de segunda a sexta-feira no edifício da Agespisa.

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta terça-feira (17), o município de Amarante para conhecer a sede local do Instituto de Identificação Digital Félix Pachêco. Inaugurado há três meses, o instituto tem facilitado o acesso da população à emissão de documentos de forma ágil e simplificada. Essa é a 96ª unidade do órgão, funcionando de segunda a sexta-feira no prédio da Agespisa.

Foto: Louany Nara

Fonteles destacou a importância da documentação como um passo fundamental para a cidadania e ressaltou o impacto positivo do projeto. “Amarante agora conta com essa unidade, que inicialmente atende à emissão de identidades e registros civis. Em breve, também oferecerá uma variedade de serviços digitais, especialmente para aqueles sem acesso à internet, economizando tempo e evitando deslocamentos para a capital”, afirmou o governador.

Poliana Nogueira, funcionária do local, mencionou a alta procura, inclusive de pessoas de municípios vizinhos. “Já atendemos mais de 70 pessoas desde a inauguração”, disse.

Moradora de Amarante, Angela Nunes contou que o escritório facilitou muito o processo de obtenção de documentos. “Agora, está mais perto de casa. Consegui tirar meu RG e os das minhas duas crianças com facilidade”, relatou.

Angela Nunes, moradora

Cidadania Digital

O governador Rafael Fonteles ressaltou que esteve em Brasília, na segunda-feira (16), participando do Congresso de Cidadania Digital, onde o Piauí foi reconhecido como o estado mais avançado nessa área. “Já implementamos o registro civil no padrão digital nacional, com biometria e reconhecimento facial, abrangendo 24% da população. Atualmente, 800 mil piauienses possuem a nova carteira digital”, destacou.

Fonteles também compartilhou a meta de universalizar o documento digital no Piauí. “Até dezembro de 2026, queremos que 100% da população, incluindo bebês, tenha acesso à identidade digital, garantindo mais segurança e acesso a direitos para todos”, afirmou.