A Agenda Teresina 2030, a Defesa Civil Estadual e a Defesa Civil Municipal de Teresina, se reuniram na manhã desta segunda-feira (24), na Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação – SEMPLAN, para discutir a formatação de um grupo de trabalho com o objetivo de planejar ações de prevenção a desastres.
Os órgãos de monitoramento climático em todo o mundo já emitiram alertas acerca dos efeitos do fenômeno La Niña, que já está em atividade. Porém, seus efeitos devem ser sentidos a partir do próximo ano. Esse fenômeno tem como característica a intensificação das chuvas na região nordeste.
Participaram da reunião o coordenador da Agenda Teresina 2030, Leonardo Madeira; Werton Costa, diretor de Mitigação e Prevenção da Defesa Civil Estadual; o secretário municipal de Defesa Civil, Marcos Venícios Andrade de Araújo; além de servidores dos órgãos.
“É importante formarmos uma coalizão de esforços dos órgãos em níveis municipal, estadual e federal para que possamos, em conjunto, planejar e executar ações de mitigação aos efeitos desse fenômeno. Estamos nos antecipando para atendermos a todas as necessidades que eventualmente surgirão no período chuvoso do próximo ano”, afirma Leonardo Madeira.