Início Economia Alunos da Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão visitam Comunidade Mimbó

Alunos da Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão visitam Comunidade Mimbó

COMPARTILHAR

A Escola Municipal Jornalista João Emílio Falcão, localizada na zona Sul de Teresina, promoveu junto aos estudantes das turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, uma aula-passeio à comunidade do Mimbó, em Amarante. A ação faz parte do Projeto “I Love Mimbó”, que teve o intuito de compreender profundamente a cultura negra, suas características enquanto comunidade, suas heranças genéticas e as condições de vida que lhe são oferecidas até hoje. 

Durante todo o semestre foram arrecadados roupas, alimentos e brinquedos em bom estado de conservação para que fossem doados para a comunidade durante a visita. A atividade proporcionou conhecer as condições de vida da comunidade, o processo que levou a formação deste grupo e as dificuldades enfrentadas por eles até os dias atuais.

A aula-passeio proporcionou aos alunos conhecer a formação da comunidade quilombola localizada nas proximidades da cidade de Amarante e como ela se formou naquela região.

“Durante o semestre foram trabalhadas de forma didática informações sobre a comunidade Mimbó, além da mobilização de toda comunidade escolar na contribuição de arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos. Enquanto gestão, ficamos felizes com o resultado, agradecendo a Secretaria Municipal de Educação (Semec) pelo apoio e em especial as professoras do 4 º ano pela dedicação”, destaca a diretora e professora Maria do Perpétuo Socorro Carvalho da Silva.

“O projeto I Love Mimbó foi muito bom, perfeito, exercitamos a solidariedade e conseguimos aprender bastante sobre os quilombolas. Nossas professoras foram essenciais nesse aprendizado”, diz Maysa Santos, aluna do 4º ano.

A comunidade foi fundada por dois casais de escravos que fugiram juntos do estado de Pernambuco, caminhando até a região. Ali viveram por anos em cavernas, próximo ao riacho Mimbó, para se esconder dos seus perseguidores. Recebe constantemente visitas, em prol de expor sua cultura de uma forma real, trazendo apresentações e histórias que caracterizam seu povo.