
Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de palestra sobre meio ambiente. Foto: Ascom/Semec
Meio ambiente, sustentabilidade e preservação ambiental nortearam, na manhã de quinta-feira (21), a temática de uma palestra realizada no Tribunal de Justiça (TJ), dentro da programação do lançamento do projeto “Alameda da Justiça”. O ambientalista e professor Valdemar Rodrigues conduziu de forma bastante interativa a ação, que contou com as presenças de alunos das escolas municipais Jornalista Deoclécio Dantas, Conselheiro Saraiva, Povoado Boa Hora e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI)Joel Mendes.
O secretário municipal de Educação, professor Nouga Cardoso, afirmou que a Secretaria proporciona um leque de visibilidade e de conhecimento. “As crianças sairão daqui bastante satisfeitas, pois tiveram um dia de aprendizado oportunizado em um ambiente fora da sala de aula e bastante dinâmico”, afirmou o secretário.
A conscientização ambiental tem por objetivo estimular a transformação do pensamento do público em relação às questões ambientais e promover ações sustentáveis. Além disso, a palestra de conscientização ambiental apresenta a importância da conservação e preservação do meio ambiente e dos recursos naturais ao nosso redor como os recursos hídricos, biodiversidade, ocupação do solo, vegetação entre outros.
Os alunos fizeram diversos questionamentos e relataram atividades desenvolvidas nas referidas unidades de ensino sobre as temáticas abordadas. Segundo o palestrante, “é fundamental que as crianças participem de eventos como este. Na realidade, viemos aqui conversar de maneira animada, tentar construir um pensamento crítico e construtivo a respeito do meio ambiente”, concluiu o ambientalista e palestrante Valdemar Rodrigues.
“Essa ação hoje, onde podemos trazer nossos alunos, foi bastante enriquecedora, pois é uma forma de incentivar as crianças sobre a conscientização ambiental, é o ato de transformar os pensamentos em relação aos impactos ambientais gerados pela falta de cuidado do homem com o meio ambiente”, disse o diretor da Escola Municipal Jornalista Deoclécio Dantas, professor José Maria.

