Início Educação Alunos de um Centro de Tempo Integral em Teresina promovem feira voltada...

Alunos de um Centro de Tempo Integral em Teresina promovem feira voltada para soluções tecnológicas.

COMPARTILHAR

Durante a Feira Zé Téc, os estudantes do Ceti José Pereira da Silva participaram de etapas que incluíram pesquisa, oficinas, palestras e o desenvolvimento de projetos.

Na I Feira Zé Téc, realizada pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, no bairro Parque Brasil II, em Teresina, os estudantes demonstraram que o aprendizado tecnológico vai além da sala de aula, com a participação ativa da comunidade local.

Com o tema “A Tecnologia que muda vidas”, a feira refletiu o compromisso da escola em aproximar os alunos do uso prático das ferramentas digitais. Segundo o coordenador da feira, João Denys Pereira, professor de Inteligência Artificial, todas as atividades foram projetadas com foco em inovação e tecnologia.

“A Feira Zé Téc surgiu da ideia de apresentar os projetos de inovação desenvolvidos na escola, como o uso da IA no Robô Zé, o Podcast PodCeti e outros. Nosso objetivo é estimular habilidades fundamentais para o futuro dos estudantes”, explicou o professor.

Os alunos participaram de etapas que incluíram pesquisa, oficinas, palestras e o desenvolvimento de projetos para serem exibidos em espaços de exposição. Entre os temas apresentados estavam empreendedorismo, inteligência artificial no cotidiano dos jovens, ciência e tecnologia, o uso do Cubo Mágico, robótica e outras áreas tecnológicas.

João Henrique Silva Leão Damasceno, aluno da 2ª série do Ensino Médio, elogiou a diversidade de projetos apresentados na feira. “Pude ver experimentos que pretendo pesquisar para entender melhor como funcionam os protótipos de robótica. Foi incrível ter a oportunidade de conhecer diferentes projetos”, afirmou o estudante.

Os repórteres do Podcast PodCeti, criado pelo Ceti José Pereira da Silva, também estiveram presentes no evento, onde apresentaram seu projeto e entrevistaram os visitantes. “A feira foi uma excelente oportunidade para ampliarmos nosso entendimento sobre o uso da tecnologia e sobre projetos de outras áreas que podem integrar a inteligência artificial. Tive a chance de entrevistar muitas pessoas e interagir com alunos de outras escolas. Foi muito bacana”, disse Lívia Maria, estudante da 3ª série do Ensino Médio e apresentadora do podcast.

O secretário Washington Bandeira ressaltou a iniciativa inovadora da Seduc em incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo do Ensino Médio. “Mais de 120 mil alunos da Seduc estão matriculados nessa disciplina obrigatória, que desde o início de 2024 faz parte do currículo do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. As feiras de conhecimento são ambientes ideais para incentivar o uso da Inteligência Artificial nas atividades escolares, permitindo que os alunos desenvolvam projetos a partir de plataformas digitais, que já são uma realidade nas escolas da Seduc”, destacou.