Durante a Feira Zé Téc, os estudantes do Ceti José Pereira da Silva participaram de etapas que incluíram pesquisa, oficinas, palestras e o desenvolvimento de projetos.


Na I Feira Zé Téc, realizada pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) José Pereira da Silva, no bairro Parque Brasil II, em Teresina, os estudantes demonstraram que o aprendizado tecnológico vai além da sala de aula, com a participação ativa da comunidade local.
Com o tema “A Tecnologia que muda vidas”, a feira refletiu o compromisso da escola em aproximar os alunos do uso prático das ferramentas digitais. Segundo o coordenador da feira, João Denys Pereira, professor de Inteligência Artificial, todas as atividades foram projetadas com foco em inovação e tecnologia.
“A Feira Zé Téc surgiu da ideia de apresentar os projetos de inovação desenvolvidos na escola, como o uso da IA no Robô Zé, o Podcast PodCeti e outros. Nosso objetivo é estimular habilidades fundamentais para o futuro dos estudantes”, explicou o professor.
Os alunos participaram de etapas que incluíram pesquisa, oficinas, palestras e o desenvolvimento de projetos para serem exibidos em espaços de exposição. Entre os temas apresentados estavam empreendedorismo, inteligência artificial no cotidiano dos jovens, ciência e tecnologia, o uso do Cubo Mágico, robótica e outras áreas tecnológicas.

João Henrique Silva Leão Damasceno, aluno da 2ª série do Ensino Médio, elogiou a diversidade de projetos apresentados na feira. “Pude ver experimentos que pretendo pesquisar para entender melhor como funcionam os protótipos de robótica. Foi incrível ter a oportunidade de conhecer diferentes projetos”, afirmou o estudante.
Os repórteres do Podcast PodCeti, criado pelo Ceti José Pereira da Silva, também estiveram presentes no evento, onde apresentaram seu projeto e entrevistaram os visitantes. “A feira foi uma excelente oportunidade para ampliarmos nosso entendimento sobre o uso da tecnologia e sobre projetos de outras áreas que podem integrar a inteligência artificial. Tive a chance de entrevistar muitas pessoas e interagir com alunos de outras escolas. Foi muito bacana”, disse Lívia Maria, estudante da 3ª série do Ensino Médio e apresentadora do podcast.
O secretário Washington Bandeira ressaltou a iniciativa inovadora da Seduc em incluir a disciplina de Inteligência Artificial no currículo do Ensino Médio. “Mais de 120 mil alunos da Seduc estão matriculados nessa disciplina obrigatória, que desde o início de 2024 faz parte do currículo do 9º ano do Ensino Fundamental e das três séries do Ensino Médio. As feiras de conhecimento são ambientes ideais para incentivar o uso da Inteligência Artificial nas atividades escolares, permitindo que os alunos desenvolvam projetos a partir de plataformas digitais, que já são uma realidade nas escolas da Seduc”, destacou.