Início Educação Aos 60 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos se prepara...

Aos 60 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos se prepara para o Enem com o objetivo de ingressar na universidade.

COMPARTILHAR

Lourena Alves de Holanda é uma das 9.950 pessoas idosas que se inscreveram para o Enem deste ano.

Neste domingo, 10 de novembro, milhares de brasileiros participaram do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Entre eles está Lourena Alves de Holanda, de 60 anos, uma das 9.950 pessoas idosas inscritas neste ano, conforme informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Moradora da Localidade Cantinho, na zona rural de Campo Maior, Lourena é um exemplo de determinação e paixão pela educação. Casada, mãe de dois filhos, agricultora e dona de casa, ela equilibra as tarefas do dia a dia com os estudos, que retomou por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), programa oferecido pela Secretaria da Educação (Seduc).

Completando 61 anos em dezembro, Lourena percorre 26 quilômetros de moto, três vezes por semana, para frequentar o Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professora Mulata Lima, localizado em Campo Maior. Este ano, ela prestou o Enem novamente, com o objetivo de ingressar em um curso superior, tendo como opções Agropecuária ou Direito. “Não é minha primeira vez no Enem. E, se não passar agora, tentarei de novo. Amo estudar e nada vai me impedir de continuar lutando por isso”, declarou.

Desde cedo, Lourena cultivou um forte interesse pelos estudos, mesmo enfrentando dificuldades. “No passado, era comum que só os homens estudassem, mas nunca aceitei isso. A educação é uma oportunidade contínua de aprendizado. Por isso, fiz questão de me matricular e participar do Enem. Para mim, o mais importante é essa vontade de aprender”, explicou.

Ela ainda deixou uma mensagem aos jovens: “Aproveitem todas as chances que aparecerem. Sempre quis estudar, mas precisei parar devido a dificuldades. Hoje, volto à escola com orgulho, levando minha mochila nas costas. No início, meus colegas achavam estranho, mas logo perceberam que eu era capaz. Tudo se encaixou”, compartilhou Lourena.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, também desejou sucesso aos estudantes da rede estadual que participaram do Enem. “Estamos confiantes no preparo dos alunos piauienses. O Time Seduc está ao lado de vocês!”, afirmou.

O segundo dia de provas do Enem 2024 ocorreu das 13h30 às 18h30, com questões de ciências da natureza e matemática, encerrando mais uma etapa importante para os candidatos.