O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta sexta-feira (14) que a Barragem de Boa Esperança apresenta volume útil de 70,56%, com uma afluência de 1590 m³/s. Os níveis do rio Parnaíba nos municípios de Floriano e Luzilândia permanecem na cota de alerta. Já a cidade de Teresina continua na cota de atenção.
O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.
Teresina
Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5, 20 m, em cota de atenção, mas abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m, sendo prevista uma redução do nível nas próximas 8 horas para cota 5,15 m. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.
As chuvas registradas neste mês causaram vários problemas em Teresina, principalmente devido ao escoamento da água. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 500 famílias estão desabrigadas. A maior parte das famílias atingidas são oriundas dos bairros Mafrense, Vila Apolônia, Poti Velho e Residencial Lindalma Soares, localizados na Zona Norte de Teresina.
Floriano
Na região de Floriano, a cota do rio Parnaíba tem diminuído nos últimos dias. A situação mais alarmante na cidade foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a avenida Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.
A cota atual é de 7,86 m, estando na cota de alerta, portanto abaixo da cota de inundação, que é em 8,98. “O momento, segundo as previsões não há risco imediato de inundação, mas que é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem”, informou a CPRM.
Fonte: G1