Um barranco desabou e ameaça uma residência no conjunto Pedra Mole, Zona Leste de Teresina, neste sábado (15). Segundo o gerente municipal de Defesa Civil, Marcos Rolf, a prefeitura faz a retirada da família para que não fiquem no local de risco. Ele disse que, com a forte chuva, áreas em todas as zonas da capital estão em risco e já há 518 famílias desabrigadas.
O gerente contou que a Defesa Civil realizava negociação durante toda a manhã, porque a proprietária da casa e dois filhos queriam deixar o imóvel, mas o marido dela resistia. Todos serão levados a um abrigo.
Segundo ele, a maioria das famílias desabrigadas reside na Zona Norte da capital e está alojada em casas de amigos e familiares. A previsão na capital já era de fortes chuvas que devem durar por todo o final de semana.
Prejuízos
No bairro Piçarra, Centro/Sul da capital, a água invadiu o mercado público do bairro, depois que o teto de um dos boxes do local não resistiu à chuva. A proprietária relatou grande prejuízo, com a chuva que invadiu completamente o local. Dois freezeres queimaram e ela perdeu toda a produção de alimentos que comercializaria hoje.
Carro é arrastado pela água da chuva
Na Avenida Homero Castelo Branco, onde o acúmulo de água da chuva normalmente gera os problemas mais graves devido ao problema de escoamento da água, um carro foi levado pela enxurrada e duas pessoas ficaram presas no veículo. Veja vídeo abaixo.
Os bombeiros foram acionados e ajudaram no resgate. Não houve feridos, apenas prejuízos materiais.
A cidade de Teresina enfrenta problemas relacionados ao escoamento da água da chuva, e desde o início do período chuvoso, várias famílias estão sendo retiradas de áreas de risco. A cidade tem registrado muitas capturas de cobras e jacarés na zona urbana.
Fonte: G1